Você sabe o que é IFAN ? N Ã Ã Ã O ?
Que engraçado ! nós também não sabemos...ou, pelo menos, não deveríamos saber.
Como assim ? já vamos "trocar em miúdos..."
IFAN é uma maluquice, uma invencionice sem tamanho, criada - sabe-se lá por quem ou por quê - que consiste na incorreta pronúncia da sigla IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O "gênio" autor desse absurdo deve ter criado um paralelo ou analogia entre o uso do PH em "pharmácia" (grafia antiga da palavra "farmácia") e o PH de nossa respeitável (pelo menos deveria ser) sigla. É falta do que fazer mesmo. Só isso explica.
Se mantida essa forma de pronúncia errada (IFAN)
para a sigla (IPHAN), o significado da "nova" sigla passa a ser este : Instituto do Fatrimônio Artístico Nacional...é ou não é ?
Tal loucura (erro na pronúncia) cometida na sigla IPHAN representa o vício de linguagem (eta, que já temos é falado deste assunto, ultimamente...)chamado BARBARISMO que se caracteriza por "qualquer erro na grafia ou pronúncia de uma palavra.
É mais que adequado o nome desse vício de linguagem para o episódio linguísticoobjeto desta publicação : Mais que um BARBARISMO foi uma bruta de uma BARBARIDADE COMETIDA CONTRA A NOSSA INDEFESA LÍNGUA pORTUGUESA...