Verbos Irregulares
Verbos irregulares: irregularidades do verbo
De acordo com José Carlos de Azeredo, em sua gramática Houaiss da Língua Portuguesa, os verbos irregulares são aqueles que apresentam mudanças “em sua forma de modelo, ou paradigma, de sua conjugação (AZEREDO, 2014). Em realce, os verbos irregulares são aqueles que sofrem alterações - sejam através de supressões ou acréscimos - em seus radicais quando são conjugados e, não apresentam tamanha flexibilidade como o modelo de conjugação dos verbos regulares em 1º, 2º e º3 pessoa (ex.: eu vi; ele viu; nós vimos). Azeredo divide os verbos irregulares em três seguimentos; verbos irregulares fortes, fracos e anômalos, onde:
Verbos irregulares fracos são os que podem mudar de radical, sem aparente explicação, ao variar a pessoa (ex.: perder, que apresenta perco e perde; medir, que apresenta meço e mede); irregulares fortes são os que apresentam no pretérito perfeito um radical diverso do presente (ex.: dizer, que apresenta dizes e dissestes; saber, que apresenta sabes e soubestes; vir, que apresenta vens e vieste). Irregulares anômalos, ou simplesmente anômalos, são os verbos que apresentam diversidade total de radicais entre tempos ou mesmo entre pessoas do mesmo tempo. São eles apenas os verbos ser e ir (cf. sou, és, fui; vai, ides, foi). (2014, p. 183)
Com base no que foi suscitado, observa-se na conjugação dos verbos anômalos, o uso de diferentes radicais primários:
Verbo ser Verbo ir
Presente do indicativo
Eu sou Eu vou
Pretérito imperfeito do indicativo
Eu era Eu ia
Pretérito perfeito do indicativo
Eu fui Eu fui
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo Eu fora Eu fora
Os verbos irregulares fortes apresentam no pretérito perfeito do indicativo tipos diversos de radicais em relação ao presente do indicativo:
VERBOS PRESENTE DO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO
Querer
Eles querem
Eles quiseram
Trazer
Eles trazem
Eles trouxeram
Saber
Eles sabem
Eles souberam
Fazer
Eles fazem
Eles fizeram
Caber
Eles cabem
Eles couberam
Agora, dentro dos verbos irregulares fracos podem ser apresentadas dois tipos: os verbos que possuem irregularidade na 1º do singular do presente do indicativo e em todas as pessoas do presente do subjuntivo:
VERBOS PRESENTE DO INDICATIVO PRESENTE DO SUBJUNTIVO
Medir
Eu meço
Que eu meça
Ouvir
Eu ouço
Que eu ouça
Pedir
Eu peço
Que eu peça
Perder
Eu perco
Que eu perca
Valer
Eu valho
Que eu valha
REFERÊNCIAS:
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3.ed. São Paulo: Publifolha, 2014.
NEVES, Flávia. Verbos irregulares: tipos de irregularidades verbal. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-irregulares-tipos-de-irregularidade-verbal/>. Acesso em: 07/12/2019