Verbos Irregulares

Verbos irregulares: irregularidades do verbo

De acordo com José Carlos de Azeredo, em sua gramática Houaiss da Língua Portuguesa, os verbos irregulares são aqueles que apresentam mudanças “em sua forma de modelo, ou paradigma, de sua conjugação (AZEREDO, 2014). Em realce, os verbos irregulares são aqueles que sofrem alterações - sejam através de supressões ou acréscimos - em seus radicais quando são conjugados e, não apresentam tamanha flexibilidade como o modelo de conjugação dos verbos regulares em 1º, 2º e º3 pessoa (ex.: eu vi; ele viu; nós vimos). Azeredo divide os verbos irregulares em três seguimentos; verbos irregulares fortes, fracos e anômalos, onde:

Verbos irregulares fracos são os que podem mudar de radical, sem aparente explicação, ao variar a pessoa (ex.: perder, que apresenta perco e perde; medir, que apresenta meço e mede); irregulares fortes são os que apresentam no pretérito perfeito um radical diverso do presente (ex.: dizer, que apresenta dizes e dissestes; saber, que apresenta sabes e soubestes; vir, que apresenta vens e vieste). Irregulares anômalos, ou simplesmente anômalos, são os verbos que apresentam diversidade total de radicais entre tempos ou mesmo entre pessoas do mesmo tempo. São eles apenas os verbos ser e ir (cf. sou, és, fui; vai, ides, foi). (2014, p. 183)

Com base no que foi suscitado, observa-se na conjugação dos verbos anômalos, o uso de diferentes radicais primários:

Verbo ser Verbo ir

Presente do indicativo

Eu sou Eu vou

Pretérito imperfeito do indicativo

Eu era Eu ia

Pretérito perfeito do indicativo

Eu fui Eu fui

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo Eu fora Eu fora

Os verbos irregulares fortes apresentam no pretérito perfeito do indicativo tipos diversos de radicais em relação ao presente do indicativo:

VERBOS PRESENTE DO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

Querer

Eles querem

Eles quiseram

Trazer

Eles trazem

Eles trouxeram

Saber

Eles sabem

Eles souberam

Fazer

Eles fazem

Eles fizeram

Caber

Eles cabem

Eles couberam

Agora, dentro dos verbos irregulares fracos podem ser apresentadas dois tipos: os verbos que possuem irregularidade na 1º do singular do presente do indicativo e em todas as pessoas do presente do subjuntivo:

VERBOS PRESENTE DO INDICATIVO PRESENTE DO SUBJUNTIVO

Medir

Eu meço

Que eu meça

Ouvir

Eu ouço

Que eu ouça

Pedir

Eu peço

Que eu peça

Perder

Eu perco

Que eu perca

Valer

Eu valho

Que eu valha

REFERÊNCIAS:

AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3.ed. São Paulo: Publifolha, 2014.

NEVES, Flávia. Verbos irregulares: tipos de irregularidades verbal. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-irregulares-tipos-de-irregularidade-verbal/>. Acesso em: 07/12/2019