Significado de Garatuja: https://www.dicio.com.br/garatuja/

História, Mundo Estranho

Qual foi a primeira escola?

Por Luiz Fujitaaccess_time 4 jul 2018, 20h26 - Publicado em 31 jul 2008, 14h53

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-foi-a-primeira-escola/

Primeiras formas de ensino surgiram há quase 2400 anos

A palavra “escola” vem do grego "scholé", que significa, acredite se quiser, “lugar do ócio”.

Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas geralmente eram levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um exímio orador, por exemplo, era muito forte no ensino da eloquência, que é a arte de se expressar bem. Mas as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

4000 a.C.

Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, considerada uma das primeiras formas de escrita. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho.

387 a.C.

O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”.

343 a.C.

Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

Séc. 4 a.C.

Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.

859

Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo – uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.

Séc. 12

Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.

1158

O imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barba Ruiva funda a Universidade de Bolonha, na Itália, primeira da Europa. Na maior parte do continente, o conhecimento ficava limitado ao clero – Bolonha era exceção.

1549

É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo – a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.

1792

É criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que, com o tempo, foi agregando outras especialidades e acabou tornando-se a Escola

Politécnica da UFRJ. Ela ganha o nome de Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1920.

1808

Dom João VI funda a primeira faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Lá formou-se Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica brasileira diplomada em território nacional. Ela jogou o chapéu pra cima em 1887.

1827

Surgem no Brasil as duas primeiras faculdades de direito. Em uma tacada só, dom Pedro I funda a Faculdade de Olinda e a do Largo São Francisco, em São Paulo. A São Francisco formou presidentes brasileiros, como Washington Luís e Jânio Quadros.

1912

É fundada a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil a já surgir com esse status.

CONSULTORIA: CARLOTA BOTO E CECILIA CORTEZ, PROFESSORAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP

/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-foi-a-primeira-escola/

__________

substantivo feminino

Desenho rudimentar, malfeito, normalmente sem forma e ilegível.

[Por Extensão] Rabiscos que as crianças fazem na tentativa

de representar o mundo (mais usado no plural): ninguém percebe

uas garatujas.

Desenhos disformes feitos no rosto; careta.

Dito ou comportamento característico de quem é bobo; tolice, bobagem.

Etimologia (origem da palavra garatuja). De origem questionável.

Sinônimos de Garatuja

Garatuja é sinônimo de: careta, rabisco, esgar, momice, tolice, bobagem, garabulho

Definição de Garatuja

Classe gramatical: substantivo feminino

Flexão do verbo garatujar na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo

Separação silábica: ga-ra-tu-ja

Plural: garatujas

_____________

SÃO JOÃO DEL-REI, MG, INSTÂNCIA DE RELEVÂNCIA PRESENÇA ITALIANA NO COMÉRCIO E NA VIDA URBANA E RURAL.

Passaram-se 131 anos, a presença italiana tem um diferencial marcante na comunidade. Os produtos do mármore, dos hortigranjeiros, madeireiras, serviços em geral (engenharia, pedreiros, sacerdotes, arquitetos, decoradores, artistas, tradutores, pintores, cantores, etc.).

A cultura local não seria a mesma sem a italianicidade que se adentrou às festividades e ao modo de vida, aos costumes locais e técnicas diferentes de cultivo e pensar e sentir a vida. Depois do Porto de Santos e Juiz de Fora, as primeiras levas de italianos se fortaleceram na vida são-joanense em 1888. Matozinhos, Colônia do Marçal, Bengo etc. são as expressões de um passado de distribuições de terra, cujo valor nós aquilatamos com sucesso do hibridismo ítalo-brasileiro, entre contradições e conquistas paulatinas dos descendentes dos italianos:

Del Vechios, Longattis, Bergons, Bertonis, Tortoriellos, Vianinis, Darvinis e tantos outros. Da língua, o hino, da bocha, das culturas agropastoris, da religiosidade à miscigenação e aclimatação afastando das idiossincrasias radicais para o amainado sentimento de brasilidade, entendemos o esforço de adaptabilidade e investimentos pela dura sobrevivência. As forças expedicionárias brasileiras de são-joanenses contam a morte de heróis descendentes italianos (Orlando Randi e outros, Monte Cassino e Castel Gandolfo, Itália, na Segunda Grande Guerra Mundial).

https://www.dicio.com.br/garatuja/
Enviado por J B Pereira em 01/08/2019
Reeditado em 07/08/2019
Código do texto: T6709983
Classificação de conteúdo: seguro