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Guia de transição de linguagem (2018).// Gramática tradicional: Encontro Consonantal Perfeito, Imperfeito e Fonético Por Sumaia Santana em 10/09/2016

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Home » Dicas de Concursos » Português » Encontro Consonantal Perfeito, Imperfeito e Fonético

 O assunto encontro consonantal é um dos primeiros conteúdos gramaticais aprendidos na língua portuguesa. É provável que você tenha esquecido e se deparado com ele agora na preparação de uma prova para concurso público. Vejamos o que é encontro consonantal e o seus tipos.

Encontro Consonantal e Dígrafo
Embora tenham conceitos semelhantes, encontro consonantal é diferente de dígrafo.

O dígrafo é o encontro de duas consoantes em uma palavra produzindo um único fonema (produz um único som).

Palavras com dígrafo:

bicho, guerra, carro, passear, canto, limpo.
Encontro consonantal é o encontro de duas ou mais consoantes em uma palavra, sem uma vogal entre elas, onde as duas consoantes são pronunciadas.

Palavras com encontro consonantal:

grato, palavra, psicólogo, pneumático.
Existem três tipos de encontros consonantais (perfeitos, imperfeitos e fonéticos):

Encontro Consonantal Perfeito
O encontro consonantal perfeito também é chamado de puro, porque ocorre na mesma sílaba:

Exemplos:

Qual é o seu atleta favorito?
Se treinar mais, seus resultados com certeza melhorarão.
Todos deveriam ter acesso a um psicólogo.
Encontro Consonantal Imperfeito
O encontro consonantal imperfeito também é chamado de disjunto, pois acontece em sílabas diferentes.

Exemplos:

A letra daquela música é boa, mas o ritmo não combina.
A guarda- costeira mostrou-se muito eficiente.
O político afirma: “Me algemar foi um exagero”.
Encontro Consonantal Fonético
Alguns gramáticos chamam o encontro consonantal fonético de dífono. Ele acontece quando a letra x tem som do fonema ks.

Exemplos:

A educação sexual precisa ser incluída nas escolas.
Não uso táxi porque é muito caro.
Depilação costuma escurecer demais a axila.
Exercícios sobre encontro consonantal e vocálico

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________________

GUIA DE IMPLEMENTAÇão
da base nacional comum curricular
Orientações para o processo de implementação da BNCC
2018

Guia de transição de linguagem.

https://www.passeidireto.com/cadastro/

"Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacional
de Educação (2014), a BNCC é fruto de amplo processo de debate
e negociação com diferentes atores do campo educacional e com
a sociedade brasileira. Desde 2015,..."

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/guia_BNC_2018_online_v7.pdf


ALGUMAS COMPETÊNCIAS:


6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade."  (2018, p. 61)

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Vide competência 9.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. (p. 62)

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
( p. 63)

Entre outros recursos que o professor considerar convenientes e adequados ao contexto, sugerimos a utilização de:
• aulas destinadas à revisão de objetos de conhecimento;
• atividades para estudo e pesquisas;
• aulas envolvendo instrumentos multimidiáticos
(videoaulas, curta metragens,
filmes, imagens etc.);
• agrupamentos produtivos;
• aulas invertidas;
• atividades com projetos.


Diante disso, salientamos que as atividades de recuperação precisam considerar o estudo contínuo e progressivo dentro do percurso escolar do estudante, garantindo a ele a possibilidade de gerenciar sua própria aprendizagem.
Para isso, é relevante que o professor o auxilie a:
• atuar em grupos de estudos colaborativos;
• entender que os objetos de conhecimento estão atrelados às habilidades e às competências;
• compreender que as atividades escolares estão articuladas às práticas sociais.
• trabalhar com projetos."(p. 91)

___

Objetivos:
• Oferecer oportunidade de leitura com compreensão de um conto de tradição oral.
• Criar condições para a decifração de um enigma.
• Oferecer oportunidade para que os alunos elaborem texto narrativo para explicação da solução do problema.
• Oferecer oportunidade de produção escrita de texto narrativo para dar
continuidade à história.
• Promover a socialização das produções.


Recursos materiais:
• Giz e lousa.
• Papel pardo (recomendável, mas opcional).
• Livros com contos infantis (recomendáveis, mas opcionais).
• Aparelho de som (opcional).
• cópias impressas para os grupos (opcional). (p. 135)

_________

REDAÇÃO

Recomendações:
1. Faça rascunho.
2. Verifique se o leitor de seu texto compreenderá o que você quis dizer.
3. Passe o rascunho a limpo, utilizando caneta azul ou preta.
4. Capriche na letra!
5. Não se esqueça do título.
6. Seu texto deve ter mais de 7 linhas.
7 Verifique se escreveu seu nome, número e série. (p. 150)

__________

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/guia_BNC_2018_online_v7.pdf e https://www.gabarite.com.br/dica-concurso/218-encontro-consonantal-perfeito-imperfeito-e-fonetico
Enviado por J B Pereira em 21/03/2019
Reeditado em 21/03/2019
Código do texto: T6603886
Classificação de conteúdo: seguro
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Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
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J B Pereira