9 palavras que mudaram de significado com o tempo

Um vírus nem sempre foi um vírus e uma piscina nem sempre serviu para nadar. Com o passar dos séculos, as palavras da Língua Portuguesa vão mudando e ganhando novos significados. São como seres vivos — mudam, envelhecem, transformam-se ou acabam por desaparecer. Mas, apesar de muitos significados acabarem perdidos no tempo, a verdade é que a maioria sobrevive corajosamente, passando intacta para a geração seguinte.

Este é “um enorme fator de economia”, porque a mesma palavra pode servir “para falar de coisas diferentes”. “No fundo, as palavras da Língua Portuguesa estão sempre disponíveis para serem reutilizadas. Nós só temos as palavras de que precisamos — só inventamos as palavras de que precisamos. Quando não precisamos delas, elas caem em desuso“.

As mudanças de significado podem ocorrer através de diferentes mecanismos “importantes”, que nem sempre são claros para a maioria dos falantes. Isto porque, raramente “se apercebem da mudança de significado, porque esta não acontece de uma forma rápida. Ocorre lentamente, por vezes no período temporal de várias gerações”. E isto quer dizer o quê? Ora vejamos:

1- Preservativo: do verbo preservar, a palavra "preservativo" começou por significar aquilo que se preserva. Atualmente, é usada quase que exclusivamente para se referir ao método de contraceptivo.

2 - Carregador: um carregador é um homem que carrega. Apesar disso, a palavra é usada para descrever um dispositivo que serve para carregar a bateria dos aparelhos eletrônicos, como os celulares, computadores, etc.

3 - Célula: originalmente uma pequena cela, a palavra célula passou mais tarde a significar um elemento fundamental da matéria viva.

4 - Percalço: significa lucro ou ganho. Atualmente, a palavra costuma ser usada para definir uma situação que causa transtorno.

5 - Piscina: na Roma Antiga, uma piscina era um pequeno lago com peixes. Ao contrário das piscinas modernas, as romanas não eram usadas para nadar.

6 - Formidável: inicialmente uma coisa formidável era algo pavoroso, que produzia terror. Hoje em dia é usado para descrever uma situação agradável.

7 - Sofisticado: a palavra vem do verbo sofisticar, um sinônimo de sofismar. Ora, sofismar significa iludir ou dar aparência de verdade. Logo, originianlmemte uma coisa sofisticada era uma coisa falsa.

8 - Apartamento: inicialmente, a palavra apartamento queria apenas dizer separação ou afastamento. Apesar de poder também significar parte de uma moradia, hoje em dia é geralmente utilizado para descrever uma unidade residencial existente dentro de uma prédio.

9 - Pensar: significava cuidar e prestar cuidado. O significado atual ébem diferente do original. No dicionário, surge como sinônimo de raciocinar, refletir e formar ideias.

A) O penso que o gado comeu

Inicialmente, o verbo “pensar” significava cuidar, prestar cuidado. Um “penso” era, por isso, um tratamento que se dava aos animais — não se davam rações ao gado, davam-se pensos. Por extensão do sentido, “penso” passou também a ser o cuidado e tratamento de feridas. Porém, “hoje, este nexo entre significados já não é percebido pelos falantes."

A extensão de sentido é apenas um de vários mecanismos que podem provocar mudanças de significado. Este “introduz novos significados na língua à medida que uma palavra, que tinha um contexto de uso muito especializado, passa a ser usada noutros contextos”.

Outro exemplo deste processo é a mudança que ocorreu com a palavra “comandar”. Antigamente, “comandar” era coisa de comandantes (ou de outros altos cargos do exército). Por extensão de sentido, “comandar”, uma palavra que era apenas usada em contexto militar, passou também a ser utilizada para expressar a ação de dirigir ou de dar ordens.

B) O solar à beira-sol plantado

Mas a mudança de significado nem sempre ocorre por extensão de sentido. Algumas palavras mudam de sentido através de um outro processo — de uma corrupção da língua. “Lembro-me sempre do caso de ‘solarengo’”.

Uma casa “solarenga” era uma casa que era parecida com um solar (um tipo de habitação), e não uma casa que apanha muito sol. Ao contrário do que geralmente se pensa, o adjetivo vem de “solo” e não de “solar”. “Deu-se uma re-análise da palavra, e solarengo passou a ser interpretado não como solar — de casa –, mas como solar de sol”.

De tal modo, que até os dicionários começaram a incluir o significado. “Acredito que, daqui a umas dezenas de anos, as gerações mais jovens não vão conhecer o significado original e que este vá acabar por se perder”, substituído por um que lhe foi atribuído erradamente.

C) Palavras à francesa

A língua francesa é uma das grandes influências (estrangeiras) do português, e foi graças a ela que muitas palavras ganharam novos significados. O processo aconteceu através da introdução do sentido original das palavras francesas, que acabou por substituir o significado antigo das portuguesas. Um bom exemplo disso é a palavra “apartamento”.

No sentido original da palavra, um “apartamento” era um afastamento ou uma separação. Foi só por influência do francês — mais especificamente da palavra “appartment” — que “apartamento” se transformou em casa. O significado original foi, a pouco e pouco, caindo em desuso e, hoje em dia, um “apartamento” é quase sempre um andar de um prédio.

Com a palavra “sucesso” também aconteceu um fenômeno parecido. Antigamente, esta tanto podia significar um acontecimento positivo como negativo – existiam bons sucessos e maus sucessos. Por influência do francês, os sucessos passaram sempre a ser positivos.

D) Os vírus também têm sentido de humor

A própria criatividade dos falantes também faz com que, muitas vezes, as palavras percam o seu sentido original. Um exemplo clássico é a palavra “vírus”. “É uma palavra que tem uma história engraçada porque, inicialmente, significava humor”. Depois, passou a ser usada para designar um parasita celular apenas visível ao microscópio.

Mas o “vírus” não se deixou ficar por aqui. Com o aparecimento dos computadores e o desenvolvimento da informática, a palavra começou a ser usada para descrever várias perturbações informáticas — os chamados vírus informáticos. Ou seja, “o ‘vírus’, que era uma palavra que estava associada à Biologia e à Medicina, simplesmente passou para a informática”. “Basicamente, o que nós fizemos foi transferir as palavras de uma área do conhecimento para outra“. E, agora, viral (conceito vindo da biologia) também algo que se contagia rapidamente na internet.

“Se olharmos para o computador, também vemos que muitas das coisas que nós utilizamos são metáforas. Por exemplo, utilizamos as janelas do computador — abrimos janelas –, abrimos pastas, temos um rato.” Tudo é uma metáfora. E o que é uma metáfora?

É uma espécie de comparação, mas mais rica e sugestiva, que relaciona duas realidades distintas para realçar as suas semelhanças. Usa “termos que significam coisas concretas, coisas da nossa vida, para designar conceitos que, muitas vezes, são abstratos ou longínquos em relação à realidade”.

“A metáfora é um mecanismo que utilizamos muitas vezes e inconscientemente.Se olharmos com atenção, a nossa linguagem do dia a dia está cheia de metáforas. Aliás, acabei de dizer uma”. “Quando eu digo ‘a linguagem do dia a dia está cheia de metáforas’, estou partindo do princípio que a linguagem é um recipiente e que está cheio.”

É a criatividade dos falantes que faz com que usemos as palavras recorrendo a processos que dão novos contextos de uso e interpretações às palavras” como a metáfora, mas também como a metonímia.

A metonímia é um processo através do qual a palavra muda de sentido em função de um conceito que lhe é “adjacente”. Por exemplo, a palavra “fonte” significa a nascente da água ou a bica por onde a água corre numa fonte pública. Mas também pode querer dizer outras coisas. “Claro que, por metáfora, a fonte é também a origem de qualquer coisa”

“As fontes tipográficas, que é uma coisa que já não se usa, eram moldes metálicos, normalmente de chumbo, usados para imprimir as letras em papel. Nós, ainda hoje, temos as fontes nos computadores, que são os tipos de letra diferentes que podemos usar”. “Tudo isto são mecanismos que usamos no nosso dia a dia para ir mudando os significados das palavras.”

Iacoe Michaela
Enviado por Iacoe Michaela em 18/01/2019
Reeditado em 07/02/2019
Código do texto: T6553724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.