Espectador e expectador
Você conhece a diferença de significados entre essas duas palavras? As duas existem e são formas corretas.
ESPECTADOR é quem assiste a um espetáculo. É quem presencia um ato, uma ocorrência, um fato. É uma testemunha. ESPECTADOR é quem observa alguma coisa. É um observador.
EXPECTADOR, porém, é quem está na expectativa, ou seja, é quem espera alguma coisa.
Na manhã do dia 26 de novembro de 2018, lendo um pouco da filosofia de um pensador francês do século XX chamado Maurice Merleau-Ponty (pronuncia-se: morríce merlô pontí), vendo a palavra ESPECTADOR, eu me lembrei da palavra EXPECTADOR e tive vontade de compartilhar com o leitor a diferença de significados dessas duas palavras. Afirmo que conhecer bem a própria língua é fundamental para filosofar bem, porque a Filosofia trabalha com interpretação, e ninguém interpreta bem se não conhecer o significado de cada palavra que lê.
Concluo, pois, filosoficamente! Expresso-me, para finalizar, baseado na filosofia de Merleau-Ponty. Sendo assim, eu digo: não seja apenas um espectador imparcial e passivo do teatro do mundo! Enquanto você existir, engaje-se no mundo e se faça nele! Segundo esse filósofo francês, "a existência, no sentido moderno, é o movimento pelo qual o homem está no mundo, engaja-se numa situação física e social que se torna seu ponto de vista sobre o mundo".
É isso aí!