Estrutura - Texto Dissertativo Argumentativo
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
- Defesa de um ponto de vista;
- Não basta mostrar a realidade, é necessário intervir no cotidiano, mas como?
- Argumentação > Convencimento do leitor.
- Dissertar: deixar claro seu ponto de vista. NUNCA UTILIZAR O PRONOME EM PRIMEIRA PESSOA (EU).
- Utilizar o verbo na terceira pessoa do singular (com pronome oculto): verbo + (se).
ex: fala-se, pensa-se, conclui-se...
- Utilizar o verbo na primeira pessoa do plural (com pronome oculto):
ex: Falamos, pensamos, concluimos...
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
- Inovadora E relacionada ao tema;
- Fuga ao senso comum;
- IDEIA EXEQUÍVEL, RAZOÁVEL, APLICÁVEL.
- Jamais falar mal dos órgãos governamentais e administração pública. O texto não é uma resposta a estas instituições.
- Não ferir os direitos humanos.
- Temas abordados nos últimos anos – Caráter social.
- Temas aparentemente fáceis tornam a escrita do texto difícil, ex: Meio ambiente, fome... Pois a grande maioria das pessoas já trouxe uma solução para a temática, tornando desafiadora a originalidade em relação ao assunto.
- Com base nos direitos humanos, o ENEM quer nos despertar o senso crítico e coerente na resolução de problemas. EMPATIA (capacidade de nos colocarmos no lugar do próximo).
NÚMERO DE LINHAS, DIVISÃO PARAGRAFAL E LINGUAGEM ADOTADA
- 8 a, no máximo, 30 linhas escritas.
- Considera-se linha escrita a que, em quantidade de palavras, ultrapassam a metade desta linha.
- ESCREVA NA SUA LINGUAGEM, ADENTRANDO AO QUE ACREDITA SER POSSÍVEL.
- O texto divide-se, basicamente, em quatro parágrafos: introdução (1), desenvolvimento (2), intervenção/conclusão (1).
- PALAVRAS REBUSCADAS EM DEMASIA, TENDEM A DEMONSTRAR FALTA DE DOMÍNIO E ATENUA MÉRITO NEGATIVO ÀS AVALIAÇÕES.
ESTRUTURA IMPLÍCITA
Três áreas de atuação:
- Interdisciplinaridade (conhecimento desenvolvido durante os anos de efetivo estudo a fim de desenvolver a situação problema).
- Contextualização (Focar na temática e no TEMPO real).
- Resolução do problema.
>>>>>DICAS<<<<<
• Cuidado com palavras informais e abreviações;
• ASPAS são um perigo, utilizá-las diante de citação ou diante de palavras de língua estrangeira. Jamais utilizá-las em caráter irônico. SEJA OBJETIVO E CLARO;
• Cuidado com exemplificações excessivas;
• Usar linha TODA e saber separar a sílaba quando a palavra não couber por inteiro;
COMPETÊNCIAS DE AVALIAÇÃO
• DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO ESCRITA;
• COMPREENSÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO;
• INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, DIANTE DA PROPOSTA.
Selecione as ideias, relacione-as em tópicos, separando o que é mais importante e que tenha ligação direta com tema, inicie a escrita coerente e coesa.
ESTRUTURA EXPLÍCITA
• TÍTULO – Não obrigatório. Caso haja, o tema de redação não pode ser o título da mesma.
• INTRODUÇÃO: Inicia-se com a sintetização do tema, pergunta retórica ou citação, dando uma prévia do que será abordado no desenvolvimento.
• DESENVOLVIMENTO: Apresentará o problema, efetivamente, trazendo os motivos pelos quais ele persiste. ATENÇÃO: CADA PROBLEMA CITADO NO TEXTO PRECISARÁ DE UMA SOLUÇÃO.
• CONCLUSÃO: Solução criativa e EXEQUÍVEL à problemática.