CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
* Grifo meu, em razão de um estudo que tive de fazer no pretérito quando, naquela ocasião, em uma submissão de trabalho passei a concorrer a uma prova oral, em uma bancada de concurso, quando tive a --felicidade de sortear o seguinte tema: Histórico e Evoluções das Normas da Língua Portuguesa (...) Por isso, deixo aqui uma breve e, a meu ver, necessária, explicação, em relação à classificação quanto ao número de sílabas". Madalena de Jesus
A classificação relativa aos conteúdos a ser estudado nas escolas portuguesas, e de acordo com o nível de aprofundamento com que devem ser ministrados, são regulados pelos programas publicados pelo Ministério da Educação, que, por sua vez, devem obedecer às nomenclaturas oficiais em vigor. A transição da nomenclatura gramatical, Está solidificando-se nas escolas e foi publicado no Diário do Governo através da Portaria n.º 22 664/67, de 28 de Abril, o Dicionário Terminológico, nome que, depois da revisão a que foi submetida, se deu à Terminologia Linguística para os Ensinos Básicos e Secundários, publicada no Diário da República, através da Portaria n.º 1488/2004, de 24 de Dezembro.
No caso do conteúdo ora em análise, ou seja, a classificação das palavras, há diferenças entre o que se contempla na Nomenclatura Gramatical de 1967 e o que se diz no Dicionário Terminológico.
Aquela nomenclatura contempla, na subparte IV Vocábulos, da Fonética Descritiva, três níveis de classificação: monossílabos, dissílabos e polissílabos, enquanto o Dicionário Terminológico, indica quatro níveis de análise: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo.
As escolas passaram e continuam passando por um período de alguma indefinição quanto a este (e a outros…) aspecto (s), pois têm em vigor um programa que obedece à Nomenclatura Gramatical, contemplando três níveis de análise, ao mesmo tempo que o Dicionário Terminológico, no que consta ao que postula no ponto 5 da Portaria n.º 1147/2005, de 8 de Novembro («5.º É fixado em três anos lectivos, com início no presente ano lectivo, o prazo de duração da experiência pedagógica referida no n.º 1»), e o que já está plenamente em vigor, indica quatro.
Esta situação ficará corrigida com a vigência dos novos programas, pois esses, obedecendo ao normativo em vigor, o Dicionário Terminológico, explicitam quatro níveis de análise.
Com efeito, do programa de Português relativo ao 1.º ciclo, no Plano Fonológico do Conhecimento Explícito da Língua (CEL), 3.º e 4.º anos, p. 54, consta o seguinte: «Sílaba, monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo», a que está associado o comando como Descritor de Desempenho «classificar palavras quanto ao número de sílabas».
A indefinição que refere tem, então, como origem esta duplicidade de normativos a que o ensino básico ficou sujeito. Mas, como ainda virão programas e terminologias, certamente ficarão sintonizados, e como a nova classificação, chamemos-lhe assim, contempla a análise em monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo, creio que a atitude correta a tomar é seguir o Dicionário Terminológico em vigor e adotar a classificação das palavras quanto ao número de sílabas em quatro níveis.
Por Edite Prada em:16 de novembro de 2010. In Áreas Linguísticas:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-classificacao-das-palavras-quanto-ao-numero-de-silabas/29203
Sílaba é um fonema ou conjunto de fonemas pronunciados numa só emissão de voz, ou seja, emitido de uma só vez.
É fácil perceber como a sílaba aparece na divisão silábica.
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas:
Monossílabas > 1 sílaba > a, é, eu, há, teu, sim, quais , etc...
Dissílabas > 2 sílabas > a-í, u-va, ma-nhã, ru-a, qual-quer, quis, quer, etc...
Trissílabas > 3 sílabas > a-ba-no, or-gu-lhar, ar-tis-ta, fu-ra-cão, etc...
Polissílabas mais de 3 sílabas > so-bre-tu-do, an-ti-ga-men-te,
in-com-pre-en-sí-vel, etc...
Veja abaixo, em diversos exemplos, como as sílabas são classificadas, de acordo com os agrupamentos em vocábulos:
Vocábulos = As sílabas, agrupadas, formam vocábulos.
De acordo com o número de sílabas que os formam, os vocábulos podem ser:
Monossílabos => Formados por uma única sílaba.
• Exemplos: pó, mão luz, é, pão, cruz, mau, reis, boi, véus, mar, flor, quem, quão, som, eu, céu etc.
Dissílabos => Formados por duas sílabas.
• Exemplos: ca/fé, li/vro, sa/pé, fo/lha, lei/te, cai/xas, noi/tes, ca/ír, ro/er, he/rói, so/nhar, sa/guão, ru/a, de/ver, etc.
Trissílabos => Formados por três sílabas.
• Exemplos: jo/ga/dor, ca/be/ça, ou/vi/do, sa/ú/de, cir/cui/to, a/lu/no, Eu/ro/pa, ban/dei/ra, cri/an/ça, fun/da/ção, mé/di/co, etc...
Polissílabos => Formados por mais de três sílabas.
• Exemplos: es/tu/dan/te, u/ni/ver/si/da/de, li/ber/da/de, em/pre/en/di/men/to, ca/sa/men/to, a/me/ri/ca/no, ve/te/ra/no, na/tu/re/za, pa/la/ci/a/no, etc...
# Divisão Silábica:
A fala é o primeiro e mais importante recurso usado para a divisão silábica na escrita.
Regra geral: Toda sílaba, obrigatoriamente, possui uma vogal.
Regras práticas:
> Não se separam ditongos e tritongos.
• Exemplos: mau, averigüei
> Separam-se as letras que representam os hiatos.
• Exemplos: sa-í-da, vô-o…
> Separam-se somente os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc.
• Exemplos: pas-se-a-ta ; car-ro ; ex-ce-to…
> Separam-se os encontros consonantais pronunciados separadamente.
• Exemplo: car-ta
> Os elementos mórficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos),
quando incorporados à palavra, obedecem às regras gerais.
• Exemplos: de-sa-ten-to ; bi-sa-vô ; tran-sa-tlân-ti-co…
Consoante não seguida de vogal permanece na sílaba anterior.
Quando isso ocorrer em início de palavra, a consoante se anexa à sílaba seguinte.
• Exemplos: ad-je-ti-vo; tungs-tê-nio; psi-có-lo-go; gno-mo…
Acento tônico gráfico
1-Sílaba tônica => A sílaba proferida com mais intensidade que as outras é a sílaba tônica.
Esta possui o acento tônico, também chamado acento de intensidade ou prosódico:
• Exemplos: cajá, caderno, lâmpada
2-Sílaba subtônica => Algumas palavras geralmente derivadas e polissílabas, além do acento tônico, possuem um acento secundário. A sílaba com acento secundário é chamada de subtônica.
• Exemplos: terrinha, sozinho
3-Sílaba átona => As sílabas que não são tônicas nem subtônicas chamam-se átonas. Podem ser pretônicas (antes da tônica) ou postônicas (depois da tônica).
• Exemplos: ba-ra-ta (átona pretônica, tônica, átona postônica)
má-qui-na (tônica, átona postônica, átona postônica)
Classificação das palavras quanto ao acento tônico
As palavras com mais de uma sílaba, conforme a tonicidade,
classificam-se em:
Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última – coração, São Tomé, etc.
Paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima – cadeira, linha, régua, etc.
Proparoxítonas: quando a sílaba tônica é a antepenúltima – ibérica, América, etc.
Os monossílabos podem ser tônicos ou átonos
Tônicos: São autônomos, emitidos fortemente, como se fossem sílabas tônicas.
• Exemplos: ré, teu, lá, dó, pá, pé, sol, etc.
Átonos: Apóiam-se em outras palavras, pois não são autônomos, são emitidos fracamente, como se fossem sílabas átonas.
São palavras sem sentido quando estão isoladas: artigos, pronomes oblíquos, preposições, junções de preposições e artigos, conjunções, pronome relativo que.
• Exemplos: o, os, as, lhe, nem, um, se, etc.
recapitulando ... recapitulando ... recapitulando ... recapitulando ...
Classificação
1. Monossílabos (mono=um) Tem apenas uma sílaba
• Exemplos: pé, pó, sal, sol, réu, pneu, mão, chão, etc...
2. Dissílabos (di=duas) Possuem duas sílabas
• Exemplos: rua-a, ca-sa, po-ço, me-sa, a-mor, pai-xão, lou-ca, bo-ca, etc...
3. Trissílabos(tri=três) Possuem três sílabas
• Exemplos: ca-vei-ra, re-ló-gio, ár-vo-re, ca-chor-ro, bol-sis-ta, po-e-ta, etc...
4. Polissílabos (poli=várias) Possui quatro ou mais sílabas
• Exemplos: in-te-li-gên-cia, in-te-gri-da-de, fal-si-da-de, o-por-tu-ni-da-de, etc.
recapitulando ... recapitulando ... recapitulando ... recapitulando ...
CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A SUA TONICIDADE
1. Sílaba Tônica É aquela que possui maior intensidade no momento da pronúncia.
• Exemplos: ca-fé ; ví-rus
2. Sílaba Átona É aquela que possui menor intensidade no momento da pronúncia.
• Exemplos: lá-pis ; bo-né
3. Subtônica É aquela que possui intensidade intermediária, não tão forte e nem tão fraca.
• Exemplos: so-zi-nho - SO (Subtônica) ZI (tônica) NHO (átona)
OBSERVAÇÃO: É importante saber que o acento prosódico, ou tônico, é o timbre mais forte na pronúncia, enquanto que o acento gráfico é utilizado na escrita.
CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO À POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA
1. Proparoxítonas A sílaba tônica é a antepenúltima da palavra
• Exemplo: matemá-ti-ca
2. Paroxítonas A sílaba tônica é a penúltima da palavra
• Exemplo: cará-ter
3. Oxítonas A sílaba tônica é a ultima da palavra
• Exemplo: ca-fé
Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/classificacao-das-palavras-quanto-ao-numero-de-silabas
Copyright © Portal São Francisco
recapitulando ... recapitulando ... recapitulando ... recapitulando ...
Classificação das palavras
De acordo com a quantidade de sílabas, as palavras podem ser classificadas como:
Monossílabas - São as palavras que possuem uma só sílaba.
De acordo com a quantidade de sílabas, as palavras podem ser classificadas como:
Monossílabas - São as palavras que possuem uma só sílaba.
- Exemplos: pó, fé, sul, má, pá.
Dissílabas - São as palavras que possuem duas sílabas.
- Exemplos: mala, café, sujo, chulé, time, bolsa.
Trissílabas - São as palavras que são formadas por três sílabas.
- Exemplos: maldade, saudade, príncipe, mochila, ônibus.
Polissílabas - São as palavras que são formadas por 4 ou mais sílabas.
- Exemplos: terremoto, cinderela, estremecer, tagarela, precipício.
Regras especiais
Deve-se separar as consoantes no meio da palavra (emissão vocal dissossiada), a não ser que a segunda consoante seja r ou l formando sílaba (mesma emissão vocal).
Deve-se separar as consoantes no meio da palavra (emissão vocal dissossiada), a não ser que a segunda consoante seja r ou l formando sílaba (mesma emissão vocal).
- Exemplos: ap-to, bis-ne-ta, a-pli-car, con- cre-to.
Nos casos de hiatos, se deve separar as sílabas.
- Exemplos: ju - í - zes, sa - ú - de.
No caso de um início de uma sílaba, não se separa o encontro de duas consoantes:
- Exemplos: re-fres-co, es-cro-to, psi-có-lo-go.
Alguns dígrafos não devem ser separados: (qu, gu, lh e nh).
- Exemplos: queijo, gui-lho-ti-na, guin-cho, ga-li-nha, co-e-lho.
Ditongos e tritongos não devem ser separados.
- Exemplos: a-ve-ri-guou, foi-ce.
=>> Caso tenha dúvidas na hora de fazer uma separação de sílabas, lembre sempre que deve ter uma vogal em uma sílaba, ou seja, nunca teremos o caso de uma sílaba ter somente consoantes, pois assim não há chances de ter um fonema bem compreensível.
==> Sempre ter cuidado no caso de ditongos, tritongos, dígrafos e demais encontros consonantais e de vogais, pois sempre devemos estar atento às regras, já que cada casso possui uma regra especial de separação de sílabas.
==> Sempre ter cuidado no caso de ditongos, tritongos, dígrafos e demais encontros consonantais e de vogais, pois sempre devemos estar atento às regras, já que cada casso possui uma regra especial de separação de sílabas.
FONTES PESQUISADAS:
https://www.gabarite.com.br/dica-concurso/196-palavras-monossilabos-dissilabos-trissilabos-polissilabos http://www.silabas.com.br/silaba/
iN Áreas Linguísticas:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-classificacao-das-palavras-quanto-ao-numero-de-silabas/29203
Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/classificacao-das-palavras-quanto-ao-numero-de-silabas Copyright © Portal São Francisco