"Figura de linguagem " Sinestesia!"

Sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo.


Exemplo:
Gosto de quem canta com a voz  macia!
A voz só pode ser  percebida  pela audição.Quando se diz que a voz  é  macia,um outro sentido está  vindo  à tona, o nosso tato.


É um termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido.

Sinestesia é uma palavra que vem do grego synaísthesis, onde syn significa "união" e esthesia significa "sensação", assim, uma possível tradução  seria "sensação simultânea".

A sinestesia é uma condição neurológica que implica que o cérebro interpreta sensações de natureza diferentes em simultâneo, ou seja, um som pode representar uma cor ou um aroma (sensações que não são auditivas). Existe uma espécie de cruzamento de sensações em um só estímulo. Assim, uma cor pode ter um sabor ou um som pode ter uma forma.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sinestesia não é uma doença, e por isso não há tratamento para ela. É simplesmente uma forma diferente do cérebro processar as informações obtidas através dos sentidos.
A sinestesia é uma característica hereditária, sendo mais provável acontecer se há casos dentro de uma família. Alguns estudiosos afirmam que as pessoas que apresentam essa característica possuem uma memória acima da média e uma criatividade bastante desenvolvida.

Cerca de uma em cada 300 pessoas têm sinestesia.

Exemplos de sinestesia
A sinestesia está presente quando por exemplo, uma cor é ligada a uma impressão auditiva (audição colorida, fotismos) ou sons são ligados a uma impressão visual (fonismos).

As cores quentes estão em alta nesta estação.
A cor é um estímulo percebido pela visão, enquanto o adjetivo “quente” remete a um estímulo que só pode ser captado pelo tato.

No vocabulário da língua portuguesa existem várias expressões que se referem a fenômenos de sinestesia, como vermelho-berrante, cores quentes. A expressão "voz doce" é outro caso de sinestesia, pois existe a junção de uma sensação auditiva (voz) e uma sensação gustativa (doce).

No âmbito da linguística, a sinestesia é também uma figura de linguagem semelhante à metáfora ou comparação por símile, porque combinam elementos de universos diferentes. No caso concreto da sinestesia, os elementos distintos que são combinados são os sentidos humanos.

Eu me lembro daquela noite de Verão, e do aroma doce dos seus cabelos.

Neste exemplo, a sinestesia como figura de linguagem está presente na expressão "aroma doce", pois existe a combinação de duas sensações diferentes: a olfativa e a gustativa. Essa é meio chatinha, mas vale a pena ler e entender. Bjs.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 22/08/2018
Código do texto: T6427167
Classificação de conteúdo: seguro