"Metáfora e analogia!"

Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos.

Pra começar, todos ainda lembram que metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer "o meu amigo é um um touro, levou o móvel pesado sozinho". Obviamente que ele não é um touro nem se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro. Neste exemplo, existe a comparação da força do animal e do indivíduo.

Esta figura de linguagem corresponde na substituição de um termo por outro através de uma relação de analogia. É importante  notar que para que a analogia possa ocorrer, devem existir elementos semânticos semelhantes entre os dois termos em questão.( 
Semântica -  o estudo do significado das palavras, frases e textos)
É bom saber mais sobre o significados de analogia.
(uma nova forma linguística,  que consiste na formação de algumas palavras.)
Exemplo: Ele  é  o cabeça da turma. cabeça- corpo humano,cabeça-chefe)


A metáfora é uma ferramenta linguística muito utilizada no dia-a-dia, sendo importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metáfora. Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Muitas vezes as pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente sentem. Então falam frases por metáforas onde seu significado fica subentendido.

Exemplos de metáforas

Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.
Eu carrego o mundo nos meus ombros.
Os  meninos  estão preparados e estão neste lindo tapete verde.

No final colocarei outros exemplos  para reforçar.
Metáfora do Iceberg
A Metáfora do Iceberg consiste no facto que muitas vezes a parte visível de um iceberg desde a superfície é muito pequena quando comparada com a parte do iceberg que está submersa. Esta metáfora tem sido muito usada para explicar vários fenômenos sociais. A metáfora do iceberg é frequentemente usada para descrever a mente humana, em que a parte que fica à superfície é a parte consciente e a maior, a submersa, é a parte relativa ao subconsciente.

Esta metáfora pretende fazer com que as pessoas entendam que muitas vezes há muito mais verdade além do que os nossos olhos conseguem ver. Através dela também podemos aprender que há muita coisa além do superficial e que muitas vezes tem mais valor do que o que está à superfície e é visível para todos.

Outros exemplos de metáforas para guardar bem sobre essa figura:
Essa menina  é  uma flor;
A batata está  na crista da  onda;
Minhas alma sangra;
Meu pai é  um gato;
Meu  marido é um estouro;
A cantora  é  uma estrela. Etc,etc.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 08/08/2018
Código do texto: T6412979
Classificação de conteúdo: seguro