COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Coesão textual é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
"Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministério da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra."
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo. Escala. Educacional, 2007, 566 p
Confira abaixo algumas regras que garantem a coesão textual:
- Referência
Pessoal: utilização de pronomes pessoais e possessivos. Exemplo: João e Maria casaram. Eles são pais de Ana e Beto. (Referência pessoal)
Demonstrativa: utilização de pronomes demonstrativos e advérbios. Exemplo: Fiz todas as tarefas, com exceção desta: arquivar a correspondência. (Referência demonstrativa)
Comparativa: utilização de comparações através de semelhanças. Exemplo: Mais um dia igual aos outros… (Referência comparativa)
Um componente textual, quer seja um nome, um verbo ou uma frase, pode ser omitido através da elipse (termo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto)
“Temos ingressos a mais para o concerto. Você os quer?”
A conjunção liga orações estabelecendo relação entre elas.
"Nós não sabemos quem é o culpado, mas ele sabe. (adversativa)"
A coesão lexical consiste na utilização de palavras que possuem sentido aproximado ou que pertencem a um mesmo campo lexical. São elas: sinônimos ou nomes genéricos, entre outros.
“Aquela escola não oferece as condições mínimas de trabalho. A instituição está literalmente caindo aos pedaços.”
A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos. É fundamental ressaltar que tanto a coerência quanto a coesão auxiliam na clareza e na construção de argumentos.
Coerência textual é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias. Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade.
Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.
A origem da palavra “coerência” está no latim cohaerentia, que significa “conexão” ou “coesão”.
Coerência textual - Na gramática, a coerência textual é responsável por dar um sentido lógico ao texto.
Para que um texto seja compreensível e faça sentido para quem está lendo, este precisa apresentar uma continuação lógica das ideias que são apresentadas ao longo da narrativa.
Cada palavra tem um significado individual, porém quando estão juntas em uma frase ou texto, formam um significado diferente. Se a construção das palavras não forem feitas de modo correto, o sentido geral da oração fica incompreensível.
A coerência textual consiste justamente no modo como aplicar cada palavra em um texto para que este tenha a intencionalidade pretendida.
Exemplo de textos sem coerência: “Estava muito calor que até começou a nevar” (...) “Eu odeio comer carne, por isso vou pedir um bife mal passado”.
Diferença entre coerência e coesão
A coerência textual é a não contradição das ideias das palavras de um texto, sendo a coesão parte essencial para esta função. A coesão é como se fosse uma auxiliar da coerência, são conectivos entre as orações. Resumindo, a coesão textual se limita ao uso correto dos conectivos e articulação gramaticais, que permitem um sequenciamento harmonioso das frases e dos parágrafos de um texto.
“A ciência já demonstrou que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é extremamente prejudicial à saúde. Adolescentes, aos dezesseis anos, ainda não têm maturidade suficiente para avaliar os malefícios que o consumo imoderado dessas bebidas lhes poderá causar. Além disso, nessa idade, gostam de novidades e, como muitas vezes são tímidos, utilizam-se de bebidas alcoólicas para ficar extrovertido sem pensar nas conseqüências nefastas desse tipo de atitude. Por esses motivos, a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos deveria ser revogada”. (Anônimo)
Acredito que ele deveria dizer que a lei deveria ser aprovada, e não revogada. Além disto, não fica claro se ele é contra o consumo de bebida alcoólica ou é contra o consumo excessivo desta.
(“Além disto” e “desta’ são exemplos de coesão textual)
A ideia exposta anteriormente, no texto, demonstra que o uso de bebida alcoólica é prejudicial à saúde. Se o uso produz malefícios, a lei existente que proíbe o uso deve ser confirmada e não REVOGADA, pois o significado desta palavra é: deixar de vigorar, de ter efeito, de ser válida, anular.
Fonte: https://www.significados.com.br
http://oblogderedacao.blogspot.com/