"Consertar ou concertar!"

As palavras consertar e concertar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações ,também diferentes.
Consertar se refere, principalmente, ao ato de corrigir, reparar, soluciona: consertar a máquina de lavar, consertar a televisão, consertar o erro,...
Concertar se refere, principalmente, ao ato de concordar, acordar e harmonizar, bem como ao ato de soar instrumentos ou vozes: concertar ideias, concertar decisões, concertar vozes, concertar instrumentos,...
Consertar, com s
O verbo consertar refere-se ao ato de reparar, restaurar, remendar, corrigir, solucionar, remediar. Pode significar também o ato de pôr em ordem, melhorar a disposição ou organizar melhor.

Exemplos com consertar
Eu mandei consertar a televisão que estava estragada.
A diretora consertou seus cabelos antes de entrar na reunião.
Tem sua origem no latim consertare, frequentativo de conserere, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. Todas as formas conjugadas do verbo consertar devem ser também escritas com s, bem como a palavra conserto, cognata de consertar, que significa um arranjo, uma reparação.
Concertar, com c
O verbo concertar refere-se ao ato de estar em acordo e de realizar ajustes e combinações, ou seja, concordar, acordar, conciliar, pactuar, harmonizar, corresponder. Pode significar também o ato de fazer soar instrumentos ou vozes harmonicamente.
Exemplos com concertar
Seus instrumentos e suas vozes concertam na perfeição.
Eu vou concertar todos os pormenores com meu irmão.
Tem sua origem na palavra em latim concertare, devendo assim ser escrito com c na segunda sílaba. Todas as formas conjugadas do verbo concertar devem ser também escritas com c, bem como a palavra concerto, cognata de concertar, que significa uma sessão musical, como um show ou um espetáculo, bem como um pacto, uma combinação.
Consertar e concertar: homófonos
Os verbos consertar e concertar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas:
consertar e concertar;
cela e sela;
sinto e cinto;
cozer e coser;
acento e assento etc.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/05/2018
Código do texto: T6345212
Classificação de conteúdo: seguro