A LEITURA

Ler é poder viajar para diversos lugares sem sair do lugar. Conhecer estórias e personagens despertando assim magia, ansiedade, perspectivas, sentimentos e muita imaginação.

Ler é também poder usar a imaginação, sonhar e fantasiar contos de fadas.

É algo fascinante que pode proporcionar no leitor diversão, entretenimento, alegria e também mexer com a emoção.

O mundo da leitura é bastante encantador pois pode causar no leitor momentos de diversão arrancando risos como também pode provocar o choro naqueles que estão machucados, com o coração partido.

Atualmente, a leitura está presente na vida cotidiana das pessoas de todos os espaços sociais, sendo legitimada na escola.

Essa prática diária contribui para uma melhor compreensão do mundo que nos rodeia, e a partir daí surgem novas possibilidades de abrir uma gama de conhecimentos.

Vale salientar que a leitura tem sempre uma finalidade. Podemos ler como uma alternativa de passatempo, buscar uma informação, seguir instruções, realizar uma atividade, informar-se, enfim, há uma infinidade de finalidades. O ato de ler não é simplesmente juntar palavras. Pois a leitura está atrelada ao letramento , isto é, o conhecimento de mundo, as práticas sociais.

A leitura é uma condição inerente ao ser humano e que faz parte da vida diária a fim de que o mundo possa ser compreendido em todos os aspectos políticos, econômicos e sociais .

Não se pode perder de vista que a compreensão do mundo é o que alimenta o desejo de ler, aliás, é o que fomenta a leitura , o que forma o leitor. Principalmente quando se tem o desejo de compreender as entrelinhas que estão nos textos que muitas vezes estão implícitos.

Portanto o ato de ler como uma experiência individual e social se dá quando a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, ou seja, quando o texto é problematizado, discutido e contextualizado com a realidade na qual estamos vivendo, mas de modo objetivo, claro. Desse modo passa-se a ser leitores críticos.

Vamos exercitar mais essa prática!

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 16/05/2018
Reeditado em 16/05/2018
Código do texto: T6338408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.