A LEITURA
Ler é poder viajar para diversos lugares sem sair do lugar. Conhecer estórias e personagens despertando assim magia, ansiedade, perspectivas, sentimentos e muita imaginação.
Ler é também poder usar a imaginação, sonhar e fantasiar contos de fadas.
É algo fascinante que pode proporcionar no leitor diversão, entretenimento, alegria e também mexer com a emoção.
O mundo da leitura é bastante encantador pois pode causar no leitor momentos de diversão arrancando risos como também pode provocar o choro naqueles que estão machucados, com o coração partido.
Atualmente, a leitura está presente na vida cotidiana das pessoas de todos os espaços sociais, sendo legitimada na escola.
Essa prática diária contribui para uma melhor compreensão do mundo que nos rodeia, e a partir daí surgem novas possibilidades de abrir uma gama de conhecimentos.
Vale salientar que a leitura tem sempre uma finalidade. Podemos ler como uma alternativa de passatempo, buscar uma informação, seguir instruções, realizar uma atividade, informar-se, enfim, há uma infinidade de finalidades. O ato de ler não é simplesmente juntar palavras. Pois a leitura está atrelada ao letramento , isto é, o conhecimento de mundo, as práticas sociais.
A leitura é uma condição inerente ao ser humano e que faz parte da vida diária a fim de que o mundo possa ser compreendido em todos os aspectos políticos, econômicos e sociais .
Não se pode perder de vista que a compreensão do mundo é o que alimenta o desejo de ler, aliás, é o que fomenta a leitura , o que forma o leitor. Principalmente quando se tem o desejo de compreender as entrelinhas que estão nos textos que muitas vezes estão implícitos.
Portanto o ato de ler como uma experiência individual e social se dá quando a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, ou seja, quando o texto é problematizado, discutido e contextualizado com a realidade na qual estamos vivendo, mas de modo objetivo, claro. Desse modo passa-se a ser leitores críticos.
Vamos exercitar mais essa prática!