SINTAXE: COMPLEMENTO NOMINAL
Assim como os verbos, existem algumas palavras (substantivos abstratos, adjetivos e advérbios) que exigem algum termo que lhes complete o sentido: A criação DO MUNDO é um milagre. / A escultura era semelhante A UM LEÃO ALADO. / Agiu contrariamente AO SEU DESEJO.
Observando esses exemplos, podemos perceber que: a) o substantivo CRIAÇÃO, o adjetivo SEMELHANTE e o advérbio CONTRARIAMENTE necessitam de complementos; b) os termos que lhes completam o sentido vêm precedidos de PREPOSIÇÃO: DO MUNDO, A UM LEÃO ALADO, AO SEU DESEJO.
Sendo assim, concluímos que COMPLEMENTO NOMINAL é o termo ou expressão que completa, mediante preposição, a significação de uma palavra que não seja VERBO.
IDENTIFICAÇÃO DO COMPLEMENTO NOMINAL
a) Em um dado contexto linguístico, o COMPLEMENTO NOMINAL pode transformar-se em SUJEITO DA ORAÇÃO: O retorno DA FAMÍLIA. (CN) / A FAMÍLIA retornou. (sujeito).
b) O CN pode transformar-se em um OBJETO DIRETO de um verbo: A defesa DA LIBERDADE. (CN) / Defendamos A LIBERDADE. (OD)
c) O CN pode transformar-se em um OBJETO INDIRETO de um verbo: Tenhamos dedicação AOS ESTUDOS. (CN) / Dediquemo-nos AOS ESTUDOS. (OI)
d) O CN pode transformar-se em AGENTE DA PASSIVA: Contaminação dos alimentos POR AGROTÓXICOS. (CN) / OS alimentos foram contaminados POR AGROTÓXICOS. (agente da passiva)
PALAVRAS FINAIS
Convém não confundir COMPLEMENTO NOMINAL com COMPLEMENTO VERBAL. Este completa a significação de uma forma verbal: Gosto DE CHOCOLATE AMARGO. Esse completa a significação de um nome: Útil AOS HOMENS.
Ocasionalmente, o CN pode também ser confundido com o ADJUNTO ADNOMINAL, uma vez que ele pode ser iniciado por preposição: A casa DE MADEIRA foi derrubada. (AA)
Como podemos observar, o nome CASA é CONCRETO e não ABSTRATO. Logo, o termo preposicionado é um ADJUNTO ADNOMINAL.