COMO SABER SE A ORAÇÃO É SUBORDINADA SUBSTANTIVA, ADJETIVA OU ADVERBIAL?

 
     É o ponto de partida para a análise da frase para que se possa, posteriormente, classificar completamente uma oração.


PASSO A PASSO:


Observar se o “QUE” faz referência a um nome anterior, da oração principal, e se também pode ser substituído por um destes pronomes: “o qual, a qual, os quais, as quais”.
     Se sim, será
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA.



Analisar se o “QUE” está “ligado” a outra palavra da oração principal (ex.: “tanto... QUE” / “tamanho... QUE” / “tão... QUE”) ou até mesmo se ele está fazendo parte de uma locução conjuntiva (“à medida QUE” / “QUE” / “desde QUE”). Não sendo ele ligado a um nome anterior nem podendo ser substituído por "o qual" e afins...
     ... Será ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL.



Se não ele não se encaixar nos passos anteriores, será ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA.



 
Observe agora alguns exemplos:

1. O menino que não compareceu mais à aula era muito esperto.
2. Percebeu que ninguém o respeitava.
3. Estudou tanto naquela tarde que gabaritou a prova.




Na frase 1, o QUE se refere ao nome “menino” e pode ser substituído por “o qual” ("O menino o qual não compareceu [..]”). Portanto, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA.



Na frase 2, o QUE não se refere a nenhum nome anterior nem pode ser substituído por “o qual, a qual, os quais, as quais”, como visto no PASSO 1. Além disso, também não se “liga” a nenhuma palavra da oração principal, como “tanto”, “tamanho”, “tão”, nem faz parte de uma locução conjuntiva, conforme visto no PASSO 2. Portanto, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA.



Na frase 3, o QUE se “liga” a “tanto”, da oração principal, de acordo com o PASSO 2. E, se vermos o PASSO 1, não pode ser substituído por “o qual” e afins nem aponta um nome da oração principal. Logo, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL.

 


Com isso, vale saber também que:
 
- O QUE nas adjetivas exerce papel de PRONOME;
- O
QUE nas adverbiais exerce papel de CONJUNÇÃO (com papel semântico - de sentido);
- O
QUE nas substantivas exerce papel de CONJUNÇÃO INTEGRANTE (com papel sintático).