Língua portuguesa

I - Significado de Poesia

O que é Poesia: Fenômeno recorrente à poética:- os processos que dizem respeito às normas versificatórias dos textos.

A dilatação do mundo real e a materialização do fictício constitui desafio intelectual para todos que buscam um universo cultural mais amplo.

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.

Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.

A métrica de um poema consiste na utilização de recursos literários específicos que distinguem o estilo de um poeta.

*Os versos livres não seguem nenhuma métrica; autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas.
Esse último tipo de poesia é também designada por poesia moderna, seus poetas - modernistas - na qual se destacam elementos do modernismo.

A poesia em prosa também dá autonomia ao autor para compor um texto poético não constituído por versos (desde que haja harmonia, ritmo e a componente emotiva inspirada pela poesia).

Ao longo dos séculos, a poesia tem sido usada como forma de expressar os mais variados sentimentos, como o amor, amizade, tristeza, saudade, etc.

Alguns dos poetas mais famosos da língua portuguesa são:
Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Luís de Camões, Vinicius de Moraes, etc. *Alguns poetas importantes da língua portuguesa usaram dos versos livres como modernistas, na maioria de suas obras: No Brasil, alguns dos poetas ou poetisas mais famosos são Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, etc. Também com poemas em português, Fernando Pessoa é um dos poetas mais reconhecidos em todo o mundo.


______________________________________________

II - Proximas publicações: Significado de Poema
                              Poema/Poesia em Prosa
                              Prosa poética 

   - Sua diferenças, possibilidades, autores, modernismo.








 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 28/10/2017
Reeditado em 28/10/2017
Código do texto: T6155179
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.