Formas de ensinar nas escolas atualmente!

Há escolas de ensino médio e fundamental que proporcionam aos alunos a Hora da Leitura, o que penso ser muito bom, mas ao mesmo tempo tem que se ter muita inovação e planejamento nessas aulas. Pois, percebo que há uma grande preocupação e incentivo por parte da direção da escola e dos professores em relação aos alunos, para a escrita e leitura, uma vez que, quanto mais lermos, mais compreensão teremos de tudo em nosso redor e assim por conseqüência, conseguiremos escrever melhor. Atualmente as escolas até tentam e estimulam seus estudantes a ler e escrever bem, na verdade com fluência e destreza, mas a tecnologia fez com que estes estudantes se acostumassem a escrever de forma rápida

e fora da norma culta e formal da escola, ai os alunos estão lendo livros cada vez menos. Pode-se melhorar o ensino a partir do uso dessa ferramenta tecnológica que ai esta inserida na nossa sociedade globalizada. Há que se usar a tecnologia a favor do professor e dos alunos. Precisamos ter professores mais qualificados e capacitados também. A educação brasileira apresenta ainda tendência pedagógica tradicional com sua transposição didática baseada no acúmulo e na assimilação dos conteúdos abordados, avaliações periódicas dando ênfase as médias numéricas, desprezando, quase sempre o desenvolvimento pessoal e social do educando, bem como, seus saberes adquiridos. No entanto, percebe-se uma grande preocupação e incentivo por parte dos professores em relação aos alunos, para com a escrita e leitura e com o desenvolvimento das habilidades de expressão, comunicação, oralidade e análise das variações lingüísticas. Portanto, tanto as escolas públicas, quanto as privadas não estão totalmente inseridas nessa "nova" forma de ensinar, na pública principalmente, não apenas por falta de compromisso dos alunos, mas também de alguns professores que não buscam inovar e se acomodam, na maioria das vezes usando o desinteresse do aluno como desculpa. Há muito que se mudar ainda com certeza!

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 22/10/2017
Reeditado em 22/10/2017
Código do texto: T6150050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.