SÓ PARA VOCÊ DAR UMA LIDA

Uma expressão muito comum, talvez mais no falar do que no escrever, é a que usa o verbo DAR seguido de um substantivo feminino que é o particípio do verbo principal.

Exemplos: dar uma parada, dar uma lavada, dar uma descansada.

São expressões que se dizem no lugar do verbo no infinitivo. Isto é: "dar uma parada" ao invés de "parar", "dar uma lavada" ao invés de "lavar", "dar uma descansada" ao invés de "descansar".

Mas por que falamos assim? Não seria mais prático e simples usar o verbo no infinitivo, omitindo a expressão "dar uma"?

"Ontem estava frio, mas hoje deu uma esquentada".

Por que não digo: "Ontem estava frio, mas hoje esquentou"?

Alguém está dando uma palestra e lá pelas tantas diz: "Vamos dar uma parada de cinco minutos". Por que não diz: "Vamos parar por cinco minutos"?

Pode ser porque a expressão mais longa entrou no costume do nosso falar, e por isso a usamos de modo espontâneo.

Pode ser porque soa melhor. O chefe diz ao empregado: "Pegue a vassoura e dê uma varrida na calçada". Obviamente fica melhor do que dizer: "Pegue a vassoura e varra a calçada".

Ou pode ser porque a tal expressão e o verbo no infinitivo não significam, na verdade, a mesma coisa. Pode ter uma pequena diferença no significado.

Quando alguém diz: "Vamos dar uma parada", podemos entender que a parada será curta e logo será retomado o que se estava fazendo. Já em "Vamos parar", o verbo "parar" parece ser mais forte e definitivo.

Entenda a diferença entre: "Vou ler esse livro" e "Vou dar uma lida nesse livro". Temos a leve impressão de que a segunda frase indica uma leitura um tanto superficial, não?

Não bastando isso tudo, ainda temos o uso do particípio no diminutivo:

"Ontem estava frio, mas hoje deu uma esquentadinha".

"Vamos dar uma paradinha para descansar".

"Ela olhou para ele e deu uma piscadinha".

Por fim, não podemos deixar de considerar que a expressão de que estamos tratando pode não ter nada a ver com o verbo principal no infinitivo.

Por exemplo: Sabemos o que significa CANTAR. É o que fazem os cantores quando sobem ao palco, eles entoam a voz emitindo sons musicais. Outra coisa é DAR UMA CANTADA em alguém. É querer ganhar toda a atenção de uma mulher bonita. Então CANTAR e DAR UMA CANTADA são coisas que nada têm a ver.

O mesmo ocorre com DAR UMA MANCADA. A gente vive dando mancadas nesta vida. Já MANCAR ocorre mais quando o jogador de futebol tem que deixar o campo ao ser pisado no pé ou levar um chute na canela.

Quanto a mim, já dei muitas mancadas. Pensando bem, toda vez que fui dar uma cantada em alguém, estive também dando uma mancada. Mas a vida é assim mesmo, a gente tenta e tenta até que um dia dá certo.

E você, já deu uma cantada hoje?

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 11/10/2017
Código do texto: T6139791
Classificação de conteúdo: seguro