Decodificando a gramática:
O QUE É NÚCLEO?
O QUE É NÚCLEO?
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Núcleo do sujeito, do predicado, do objeto... Muito se ouve falar em núcleo, e, às vezes, há bastante dificuldade em saber o que, de fato, ele significa ou como se faz para identificá-lo.
É interessante ressaltar que, para os estudos de sintaxe, o núcleo é imporante até para entender a classificação de alguns termos sintáticos. Exemplo disso é o sujeito simples, o qual só sabemos classificar devido à existência de apenas um núcleo.
Vamos a algumas explicações...
1. O QUE É NÚCLEO?
É a palavra/expressão mais importante, em significado, de uma expressão da oração. Essa concepção é estudada no campo da sintaxe. Sabendo o núcleo, conseguiremos definir a classificação de um termo.
(Me refiro à "expressão", porque, se num predicado houver uma locução verbal, por exemplo, o núcleo vai ser demarcado por duas ou mais palavras: "Eles tinham comido muito ontem". Ainda assim, essa locução equivalerá a um só vocábulo ["comeram"], concretizando a ideia de "núcleo").
2. COMO IDENTIFICAR O NÚCLEO?
Podemos identificá-lo por meio de duas formas:
⇒ Retirando outras palavras, deixando aquela que tem mais importância em significado;
⇒ Tentando observar dentro do termo a palavra/expressão que contém sentido mais significativo (mais importante para o enunciado).
3. EXEMPLOS
► COM SUJEITOS
Muitas pessoas de classes menos privilegiadas sofrem preconceito.
Sujeito:
Núcleo: pessoas.
(Deixando apenas o núcleo, poderíamos ler a frase com sentido completo: "Pessoas sofrem preconceito". As outras palavras retiradas, claro, são importantes, mas não têm o mesmo grau de relevância que "pessoas"; são apenas informações agregadas).
► COM PREDICADOS
Muitas pessoas de classes menos privilegiadas sofrem preconceito.
Predicado: sofrem
Núcleo: sofrem.
(Pode-se notar que a palavra essencial para carregar o sentido da frase é o vocábulo "sofrem". A palavra riscada é apenas uma agregada ao sentido daquela que é mais importante, em significado).
► COM COMPLEMENTOS VERBAIS (OBJETOS)
Há muitos jovens que têm o apoio total da família.
Objeto:o apoio total da família.
Núcleo: apoio.
Há muitos jovens que têm o apoio total da família.
Objeto:
Núcleo: apoio.
(O que muitos jovens têm? "Apoio". Então, "Há muitos jovens que têm apoio". O resto apenas agrega informação sobre quem dá esse apoio).
► COM COMPLEMENTOS NOMINAIS
Há muitos jovens que têm o apoio total da família.
Complemento nominal:
Núcleo: família.
(Quem tem o apoio, tem o apoio DE ALGUÉM. "Da família" é o complemento nominal, e, dentro dele, "família" é o mais importante, visto que, em "da", [a] apenas determina o substantivo "família" e o [de] apenas conecta).
► COM AGENTES DA PASSIVA
O quarto foi arrumado pelo filho.
Agente da passiva:pelo filho.
Núcleo: filho.
O quarto foi arrumado pelo filho.
Agente da passiva:
Núcleo: filho.
("Filho" é a palavra cujo significado tem maior importância, obviamente. Até porque, se invertêssemos a frase para a voz contrária - ativa -, teríamos: "O filho arrumou o quarto", em que "filho" seria núcleo do sujeito, em vista de seu relevante sentido para o enunciado).
► COM PREDICATIVOS
A garota foi o grande motivo da briga.
Predicativo:o grande motivo da briga.
Núcleo: motivo
A garota foi o grande motivo da briga.
Predicativo:
Núcleo: motivo
(Fazendo-se as retiradas do que foi riscado e lendo o enunciado por completo, teríamos: "A garota foi motivo". O que vem depois, dentro desse termo, é informação à mais).
4. SABER A CLASSE GRAMATICAL DA PALAVRA EM UM TERMO DA ORAÇÃO TAMBÉM É ÚTIL
⇒ Artigos, pronomes, numerais e adjetivos, ligados a um substantivo, não serão núcleos, visto que eles são determinantes/modificadores.
Os seus dois pequenos filhos não param de incomodar.
Sujeito:
Os: artigo.
Seus: pronome.
Dois: numeral.
Pequenos: adjetivo.
(Todas essas palavras se ligam ao substantivo "filhos", que é o núcleo do sujeito por ter significado mais relevante que os outros vocábulos, que apenas determinam/modificam).
⇒ Preposições, conjunções, advérbios, interjeições não são núcleos em termos oracionais.
⇒ Pronomes podem ser núcleos quando estiverem substituindo um substantivo. Já, em geral, quando estiverem acompanhando, não podem.
Aqueles garotos estavam com fome. Eles atacaram a panela de comida.
Sujeito da 1ª oração:Aqueles garotos. ⇔ Núcleo: Garotos.
Sujeito da 2ª oração: Eles. ⇔ Núcleo: Eles.
5. SUJEITO INDETERMINADO E ORAÇÃO SEM SUJEITO NÃO APRESENTAM NÚCLEO
Saíram cedo.
Choveu ontem.
⇒ Pronomes podem ser núcleos quando estiverem substituindo um substantivo. Já, em geral, quando estiverem acompanhando, não podem.
Aqueles garotos estavam com fome. Eles atacaram a panela de comida.
Sujeito da 1ª oração:
Sujeito da 2ª oração: Eles. ⇔ Núcleo: Eles.
5. SUJEITO INDETERMINADO E ORAÇÃO SEM SUJEITO NÃO APRESENTAM NÚCLEO
Saíram cedo.
Choveu ontem.
(Obviamente, porque não são claros no contexto).
6. QUANDO UM TERMO FOR COMPOSTO DE UMA SÓ PALAVRA, ESSA PALAVRA É O NÚCLEO
Eles atacaram a panela de comida.
Sujeito: Eles.
Núcleo: Eles.
7. CONHECER A FUNÇÃO SINTÁTICA TAMBÉM É IMPORTANTE
⇒ Termos essenciais (sujeito [quando há] e predicado) têm núcleo.
⇒ Termos integrantes (complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva) têm núcleo.
⇒ Predicativo do objeto e predicativo do sujeito têm núcleo (detalhe que muitas gramáticas não separam esses termos em algum grupo de constituintes da oração).
⇒ Termos acessórios (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto) não costumam apresentar núcleo em análise sintática, até porque, como o próprio nome já diz, são acessórios, e para o sentido original de um enunciado são dispensáveis (segundo a gramática!). Ainda assim, tem que os classifique, e não se pode dizer que é errado:
O caderno de anotações está em cima da mesa.
Adjunto Adnominal (1º):
Núcleo: anotações.
Eles estavam preocupados nos últimos dias.
Adjunto Adverbial:
Núcleo: dias.