Língua Portuguesa e sensibilidade

Obs.: Talvez muitas pessoas não vejam importância neste texto. Não há problema.

No dia 21 de novembro de 2013, eu escrevi e publiquei no Recanto das Letras um texto no qual eu explico quando usar VÊ e VER. Esse texto recebeu mais de 26 mil leituras (até agora). No dia 10 de abril de 2017, eu escrevi alguns textos e publiquei dois no Recanto das Letras. Um deles tem este título: “O mundo será melhor”. Uma das frases é esta: “Dificilmente, a gente vê uma pessoa colocando regras para si mesma”. No entanto, no lugar de VÊ, eu digitei VER. Uma leitora atenta me corrigiu de uma forma exemplar e admirável. No comentário ao texto, ela mostra ser uma leitora assídua do que escrevo e publico no Recanto. Veja, a seguir, o comentário da leitora: 11/04/2017 19:20 - Raquel [não autenticado*]:

“Professor, no segundo parágrafo tem ´´ a gente ver..``, está correto?Não seria ´´ a gente vê´´ ?O senhor escreve tão bem que quando supostamente percebemos um erro, até pensamos que somos nós os desconhecedores rs rs.Ajude-me! Diga-me se sou eu ou o senhor quem errou! rsAh! Tenho certeza de que encontrará inúmeros erros neste meu comentário, principalmente, nos que se relacionam com as aspas rs.Obrigada.”

Para o texto: O mundo será melhor (T5967117)

Obs.: Eu não modifiquei nada no comentário da leitora. Deixei até a ausência de espaços, para preservar a originalidade e a pureza do comentário. Provavelmente, ela comentou pelo celular. Eis a minha resposta: 11/04/2017 21:40 - Professor Domingos Ivan:

Oh! "Raquel" rsrs, muito obrigado! Fui eu que errei (ou quem errou; tanto faz). Agradeço-lhe muito! Fique à vontade para comentar! Não tenha receio de fazer suas observações. Você trouxe doçura e ternura em suas palavras. Já fiz a correção. Um grande abraço. Fique com Deus!

Para o texto: O mundo será melhor (T5967117)

Manifesto o meu agradecimento à leitora “Raquel”. Talvez ela não seja Raquel. O seu nome aparece como “não autenticado”. Ela comentou como não pertencendo ao Recanto das Letras. A pessoa pode comentar usando o nome que quiser. Por isso, a classificação “não autenticado”.

Obs.: Oferecido a essa leitora:

Professor erra, mesmo sabendo. Você, caríssima leitora, LÊ (e leu) com a razão e a sensibilidade, com o intelecto e o coração. Suas palavras mostram isso. É importante APRENDER a VER com o coração, porque o coração OLHA e VÊ. Ele quer VER e realmente VÊ com um olhar muito especial. O mundo precisa de pessoas que sabem LER e VER assim. Mais uma vez: muito obrigado! Fique à vontade para fazer as observações que você quiser. Eu tenho muitos leitores, mas o seu comentário revela uma observação atenta e um cuidado comigo. Cada pessoa é única. Mesmo os leitores sendo muitos, os comentários jamais se confundirão, porque cada pessoa é o que ninguém mais consegue ser. Não existem duas pessoas iguais neste mundo, nem os gêmeos são iguais. Muito obrigado pelos demais comentários!

Desejo que as pessoas aprendam a não ter medo de usar o coração e a razão. Usar apenas um implica VER de forma fragmentada. VÊ bem quem VÊ com a razão e o coração. O filósofo Pascal afirmou: “O coração tem suas razões, que a razão não conhece: percebe-se isso em mil coisas”.

A leitora teve atitudes sábias. Uma delas foi esta: ela pensou sobre a possibilidade de estar errada. Duvidar do que se pensa saber é uma atitude de sabedoria. Não me diminuo ao reconhecer que errei. Todos erramos. No entanto, quem mais erra é quem tem medo de reconhecer que erra. Não é pelo fato de uma mulher ter me corrigido que escrevi este texto, pois eu já modifiquei uma frase de um texto meu, mesmo eu estando certo, para aceitar a sugestão de um colega do Recanto das Letras. Segundo a sugestão dele, e eu concordei, a frase ficaria melhor, e ficou. Eu escrevi e publiquei um texto, há muito tempo, para falar sobre a sugestão do amigo. É com humildade que se cresce e se desenvolve integralmente.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/04/2017
Código do texto: T5969562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.