O ARTIGO DEFINIDO E A OMISSÃO DELE ANTES DE NOMES

Sabemos todos que escrever é uma coisa, falar é outra. São duas linguagens inseridas na mesma língua, a linguagem formal e a linguagem informal. É na escrita que se atenta para a pureza da língua, para as normas gramaticais, talvez porque o que se escreve tende a ficar para sempre escrito. Já a conversa do dia a dia, compartilhada por um número limitado de pessoas, acaba perdida no tempo pela sua utilidade puramente ocasional. Há pessoas cultas que procuram falar de acordo com a gramática da língua e há escritores que procuram dar ao seu trabalho um cunho informal, para retratar o melhor possível a fala do povo.

Uma característica que distingue a linguagem formal da informal é o uso do artigo definido antes de nomes próprios de pessoas. Usamos o artigo na linguagem informal e o omitimos na linguagem formal. Em inglês nunca se usa o artigo antes de nomes de pessoas, mas em português é natural, correto e até imperioso que haja essa diferença.

Na frase: "O Pedro foi a cavalo até o rio", vemos que o artigo antes do nome próprio indica que se trata de uma linguagem informal, própria de um falante. Um escritor poderia usar a mesma frase para retratar a conversa de um personagem. Porém, na linguagem formal ele escreveria: "Pedro foi a cavalo até o rio".

O fato incontestável é que em nossas conversas nunca omitimos o artigo. Artigo masculino e artigo feminino saem ligados aos nomes de João e Maria espontaneamente, como quer a língua que assim se consolidou. E com certeza ninguém gostaria que fosse de outra forma.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 08/04/2017
Código do texto: T5965067
Classificação de conteúdo: seguro