Classificação dos alunos (8)
Demos o nosso melhor, ao longo desta série de textos, e só tropeçámos em perversidades da classificação, sem vislumbrar uma única vantagem.
Perante tão triste cenário, uma questão nos assalta: então, por que razão toda a gente, nomeadamente os professores na sua esmagadora maioria, acha tão normal a situação que nem sequer a põe em causa?!
Só resta uma explicação: aos pais e aos alunos nem lhes passa pela cabeça questionar uma prática ancestral do foro professoral – “eles é que são os professores…”; relativamente aos professores, já é possível detetar uma conveniência, mais ou menos consciente, mais ou menos assumida.
A nota, para os professores, poderá ser um instrumento de punição e, por essa via, um instrumento de poder. Sem ela, os professores sentir-se-iam muito inseguros, completamente incapazes de motivar os alunos e de manter a disciplina.
Se outras razões houvesse para a classificação, então por que é que os professores, através dos sindicatos respetivos, inviabilizam sistematicamente todas e quaisquer tentativas de serem efetivamente classificados pela tutela, para efeitos de progressão na carreira?!
Ele há coisas!...