Classificação dos alunos (5)

A classificação, porque consiste na ordenação dos alunos, remete para uma preocupação de justiça. Justiça entendida à maneira dos tribunais, que é cega: as mesmas questões, as mesmas respostas, os mesmos critérios.

Ora, em educação, não há nada mais injusto do que isso. Em educação, impõe-se um outro princípio bem diferente: realidades iguais devem ser tratadas igualmente; realidades diferentes devem ser tratadas diferentemente.

Acontece que não há dois alunos iguais…

Para ilustrar esta posição, consideremos, só como um dos vários exemplos possíveis, a situação que se segue:

Dois alunos iniciam um ciclo, um com nível 2 e outro com nível 4. O do nível 2 dá o seu melhor e consegue, no fim do ciclo, subir para 3; o do nível 4 facilita e repete o 4.

Qual dos dois é melhor aluno?

Qual dos dois tem mais mérito?

Qual dos dois, na sua atividade futura, terá melhores resultados - o que mais se esforça ou o que, embora eventualmente possa ser mais capaz, menos se aplica?

Se uma escala classificativa, seja ela qual for, não resolve estas questões, então para que serve?!...

Blabladur
Enviado por Blabladur em 23/01/2017
Reeditado em 24/01/2017
Código do texto: T5890256
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