Didática alternativa (10) - A palavra

A tradicional classificação morfológica das palavras padece de uma dupla inadequação. Primeiro, a classificação morfológica não é a única classificação de palavras. Segundo, a classificação a que se refere nem sequer é quanto à forma (morfológica), mas quanto à função semântica.

Classificar é agrupar. As palavras podem ser agrupadas sob diversos pontos de vista. a)

Aqui, a nossa reflexão visa as classes tradicionalmente entendidas como tais.

Não percebo a vantagem de considerar as classes como listagens fixas e definitivas, como se as palavras tivessem uma natureza prévia e autónoma. Mas percebo a desvantagem: atraiçoa os alunos e abandona-os numa selva impenetrável de casos desgarrados.

O que determina a classe é a função semântica que a palavra desempenha na estrutura da frase. Tão simples como isso. Tão suficiente, quanto básico é o grau de ensino que nos ocupa. Básico, no sentido de basilar, de fundamental.

E as funções são as seguintes:

- circunstanciar a frase: marcador;

- ligar frases: conector (conjunção);

- ligar expressões: conector (preposição);

- dizer : verbo;

- modificar o verbo: modificador (advérbio);

- nomear: nome;

- substituir o nome: pronome;

- modificar o nome : modificador (adjetivo);

- relacionar a informação com os comunicadores: intercomunicadores (determinantes);

- exprimir emoções: interjeição;

- imitar sons: onomatopeias.

Esta classificação permite-nos verificar que as palavras estruturantes são os verbos e os nomes. As restantes são subsidiárias. Os marcadores conduzem a narrativa e os conectores, a lógica das coisas. Os intercomunicadores situam a comunicação relativamente aos comunicadores.

Independentemente da lista que integrem nas gramáticas tradicionais ou nos dicionários, as palavras serão sempre da classe correspondente à função semântica que desempenham na frase. Esta é a razão por que as palavras, quando se trata de sinonímia, nunca devem ser consideradas isoladamente, mas na expressão correspondente. A identificação correta dessa expressão, pelo aluno, constitui, por outro lado, um ótimo exercício de análise da frase.

a) Exemplificaremos no próximo texto.

Blabladur
Enviado por Blabladur em 27/10/2016
Reeditado em 07/12/2016
Código do texto: T5804802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.