Didática alternativa (3)
No 1º ciclo de ensino formal, o aluno deve passar, a escrito, a língua que já fala. No 2º ciclo, deverá adquirir as linhas essenciais do conhecimento explícito da língua. Diz-me a experiência que são o tempo e a idade certos. Quem o não fizer dificilmente o fará mais tarde. Porque essa reflexão é estruturante e pressuposto. Da comunicação e do pensamento. Nós pensamos em português…
Venho exemplificar práticas, esquemas e conceitos alternativos. Exemplificar apenas. Nada é único, completo e muito menos definitivo.
As minhas propostas cruzar-se-ão com nomenclaturas tradicionais, umas vezes para estabelecer equivalências, outras vezes para introduzir nelas mais alguma coerência.
O que pretendo, em suma, não é a escolha de uma qualquer didática, entre as muitas que já existem. O que pretendo mesmo é revelar um instrumento de análise linguística, uno, coeso e coerente, que estruture a linguagem verbal, estruturando também, por essa via, o pensamento dos alunos.