Abrangir,

Muitas vezes, os falantes (ou mesmo nós) usam a língua de acordo com o que foram adquirindo dos seus parentes, sem, posteriormente, fazer uma pesquisa para corrigir os erros adquiridos durante a infância. Esta situação pode verificar-se no emprego constante da palavra “abrangir”, não só pelos falantes, mas também pelos meios de comunicação: jornais, rádio, televisão, etc.

Além deste infinitivo barbarizado “abrangir”, ouve-se a conjugação “abrangiu”, no lugar do que seria o pretérito perfeito do verbo certo.

Ora bem, a palavra “abrangir” não se encontra registada nos dicionários da Língua Portuguesa, mas a gramática implícita (aquela que é desprovida de regras) leva os falantes a usarem-na na oralidade e na escrita.

No entanto, a palavra ou forma correcta é abranger. Quanto ao pretérito perfeito (3ª pessoa do singular), tem de ser abrangeu. Sendo a conjugação: Eu abrangi; tu abrangeste; ele abrangeu; nós abrangemos; vós abrangestes; eles abrangeram.

André Mateus
Enviado por Littera Lu em 05/09/2016
Código do texto: T5750731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.