Por que o TIL não faz parte da LISTA DE ACENTOS...
É função primordial dos acentos (agudo, circunflexo)
DESTACAR A SÍLABA TÔNICA DE UMA PALAVRA.
Baseado nisso - o emprego do acento na primeira sílaba da palavra a seguir - é que pronunciamos como paroxítona a palavra "táxi" (sílaba tônica : tá).
Registre-se, por oportuno, a este respeito que, se assim não fosse, seria humanamente impossível DIFERENCIAR ALGUNS MONOSSÍLABOS ÁTONOS DOS RESPECTIVOS MONOSSÍLABOS TÔNICOS (é o caso, já citado em um de nossos textos anteriores desta obra, do par de monossílabos "DA" - preposição "de" + artigo "a" - e "DÁ" - 3a. pessoa do indicativo presente do verbo DAR -), já que ambos, com ou sem acento, têm a pronúncia rigorosamente igual.
Tal função (indicar / destacar a sílaba tônica de uma palavra) já não ocorre com o til. Sua função, na palavra, restrin-
se tão-somente à finalidade de NASALIZAR (indicar som fechado) para
a sílaba da palavra em que ele está empregado.
Prova incontestável disso - dentre milhares de outros exemplos similares - é o que ocorre, por exemplo, na palavra
"manhãzinha" (diminutivo sintético de "manhã").
Nesta palavra, mesmo sem o emprego de acento (agudo), a sílaba tônica é ZI (que está localizada no sufixo) e não, "NHÃ".
"Nhã", com til, em tal termo, indica apenas que esta é a sílaba da palavra que deve ser pronunciada com um timbre fechado.
Note que, se não colocássemos o til neste termo para destacar essa nasalização, o termo que encontraríamos seria "manhazinha" (que vem a ser do diminutivo sintético de "manha" = mania).