SUBSTANTIVOS TERMINADOS EM "ÃO"
A terminação "ão", muito comum em substantivos da língua portuguesa, pode ou não indicar o aumentativo da palavra. Palavras como "carrão", "blusão", "facão", "casarão", "tijolão" e "salão", são claramente aumentativos de "carro", "blusa", "faca", "casa", "tijolo" e "sala".
Muitas outras palavras com idêntica terminação não indicam de modo algum o aumentativo, como estas tais: "mão", "faisão", "coração", "superação", "paixão", etc.
Outras palavras, mais raras, se valem dessa terminação para reforçar uma qualidade, ao invés de indicar um aumento de tamanho, como "paizão" e "amigão".
Há palavas terminando em "ão" que nenhuma semelhança têm com aquelas das quais aparentemente são oriundas: "caminhão", "pistolão" e "botão" não têm nenhuma ligação semântica com "caminho", "pistola" e "bota". Igualmente, "violão" não é aumentativo de "viola", pois são dois instrumentos musicais com características próprias.
Por fim, há substantivos que terminam em "ão" parecendo indicar o aumentativo, mas na verdade são diminutivos ou, pelo menos, apresentam tamanho menor do que aqueles em sua grafia normal. Por exemplo: um "cartão" é menor do que uma "carta"; um "calção" é menor do que uma "calça", um "portão" é menor do que uma "porta".
Coisas que a gente aprende de tanto observar.