O moral ou a moral?
A palavra “moral” pode ser masculina ou feminina, dependendo do sentido que assume em cada caso. A moral é o conjunto de valores e princípios éticos, enquanto “o” moral é o ânimo. É por isso que dizemos que a torcida eleva o moral dos times – não a moral.
Reparem, agora, neste trecho de notícia de um repórter de escolaridade duvidosa extraído de um dos nossos jornais semanais de informação e tirem as suas conclusões se acertou (ou novamente errou):
«Os familiares dos réus esperaram das 8 às 12 horas para entrar no estabelecimento prisional, uma vez que estavam a ser impedidos pelos agentes dos Serviços Prisionais e por um tal reeducador que numa ocasião dizia “O director está em reunião” e noutra dizia “Vocês não podem entrar. Há ordens superiores, nada estava permitido, nem visita nem celebração alguma”, algo que alterou completamente A MORAL dos familiares dos reclusos que não tiveram outra opção, se não protestar».
“Moral”, nesse trecho, ao que tudo indica é a disposição de espírito, não o conjunto de valores – seria o caso, portanto, de usar o artigo masculino. Assim:
... algo que alterou completamente O MORAL dos familiares dos reclusos