COMPREENSÃO DOS DETERMINANTES NO CONTEXTO DE USO: ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS

O trabalho com a prática de reflexão linguística, pressuposto pelos PCN e realizado em forma de um recorte de análise nas aulas de Ensino de gramática, toma como base para ser desenvolvido o tratamento metodológico elencado a seguir pelos próprios Parâmetros Curriculares: FONTE: (BRASIL, 1998, p.79).

Sendo assim, levando em consideração as práticas apresentadas, bem como os pressupostos teóricos que as sustentaram, foi por mim produzido um texto explicativo que descreva esse processo metodológico ilustrando as etapas, sempre que possível, com exemplos.

Os felinos

Na selva, principalmente no Serengueti, na África, existem animais de várias espécies, no entanto existe um grupo que é digno de atenção, os felinos. Os leões são animais sociáveis, vivem em comunidades que podem chegar a 20 leões. Essas comunidades raramente são desmembradas, salvo quando o leão alfa é destituído do posto de rei supremo, dominante. Uma comunidade pode ter até seis leoas para cada leão. E é a leoa, a responsável pela caça, na maioria das vezes, pois as leoas são ágeis e se valem da estratégia de emboscada em grupo. Entretanto, a defesa do grupo fica a cargo do leão alfa, que é o único responsável por proteger o grupo todo, mesmo que haja vários machos, somente um leão é o rei. Quando um grupo de leões tem machos jovens, esses machos saem à procura de fêmeas para acasalarem-se e é nesta ocasião que acontece a destituição ou não de um leão do grupo, no qual esse leão é o rei. O leão alfa fica responsável por proteger as fêmeas, os leões jovens e os filhotes, que são seus. Mas caso ele fracasse, o leão jovem intruso toma posse da comunidade, matando os filhotes do leão rei, forçando as leoas entrarem no período de acasalamento para gerarem filhotes seus.

J.E.COLLINS

Na Prática

A metodologia a seguir, vai demonstrar o ensino de uma classe gramatical determinante para a compreensão do sentido do texto.

1ª etapa: Ao trabalhar ensino de gramática, no qual será explicada classe gramatical, esse assunto deverá ser contextualizado.

2ª etapa: Quando o objeto de estudo escolhido para ensinar a classe gramatical, for um texto, procurar chamar a atenção da classe, através de caixa alta, itálico ou sublinhado, para que fique clara a percepção e regularidade dessa classe gramatical.

3ª etapa: As palavras que representam a classe gramatical a ser estudada, deverão ser isoladas do texto, após serem detectadas, a fim de serem trocadas por outras da mesma classe gramatical, para que os alunos percebam a diferença no sentido do texto.

Exemplo:

Uma comunidade pode ter até seis leoas para cada leão. (A comunidade pode ter até seis leoas para cada leão.)

Obs.: Ao destacar a palavra a qual pertence a classe gramatical estudada, fazendo a substituição dela por outra, o aluno terá maior percepção na diferença de sentido , quando uma palavra foi substituída por outra.

4ª etapa: Pedir para os alunos lerem o texto novamente, mas com as palavras trocadas. E perguntar o que eles notaram de diferença. Qual sentido foi dado o texto após as trocas.

5ª etapa: Tomar textos diversos como fonte para o assunto. Ler textos de tipos textuais diversos que contenham a classe estudada. Extrair trechos do texto lido, assim como de outros textos, para servir de reforço para fixação do assunto, mostrando, em um texto jornalístico, por exemplo, o sentido dado ao novo noticiário.

6ª etapa: A definição de determinado assunto deve ser apresentada aos alunos, no entanto, deve-se fazê-los íntimos, primeiramente, do tema, através da apresentação, constante de vários exercícios, porá só assim mostrá-los a definição, que é importante, mas não o essencial.

7ª etapa: Pedir os alunos que componham os seus próprios textos, usando a classe gramatical em estudo, porque através dessa dinâmica, poderá verificar o efetivo aprendizado dos alunos, referente ao conteúdo mostrado.

JECollins
Enviado por JECollins em 14/04/2016
Código do texto: T5604757
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