A maioria dos sites e blogs que você encontrar passarão informações erradas a respeito. Efeito "copia e cola".
A expressão original era "em palpos de aranha" e daí os puristas apontarem ser incorreto o uso de "em papos de aranha", incorporada pelo uso popular. Hoje as duas expressões são aceitas.
No que todo mundo erra?
Se um biólogo discorresse sobre verbos e substantivos e misturasse tudo, os professores de português ficariam indignados. Mas é isso o que muitos fazem, neste caso.
Erram feio, porque citam alguns dicionários para apresentar a origem zoológica do termo e fundamentar seus argumentos, e esquecem que dicionários não são manuais de biologia. Já que remetem a um termo técnico, o correto seria buscar, nos livros da área, o significado do termo.
Erra o Houaiss, porque define "palpos" como "1. apêndice segmentado das maxilas ou do lábio dos insetos; 2. cada um dos apêndices sensoriais do prostômio de poliquetas ou da cabeça de certos artrópodes". Há dezenas de blogs repetindo isso.
Erra também o Priberam (que adoro), para quem palpo é "cada um dos dois apêndices articulados e móveis situados aos lados da boca dos insetos" (Zoologia).
Em suma, o tema é tão técnico que, por falta de pesquisa, errou o Priberam, errou o Houaiss e muitos que discorreram, com fundamento em consulta superficial. Acertou o Michaelis: "1. Apêndice bucal dos aracnídeos; 2. Espécime dos Pedipalpos".
O que está tão errado nas definições?
Palpo (ou pedipalpo) é o segundo par de apêndices articulados e móveis da anatomia dos artrópodes, sub-filo Chelicerata, ao qual pertencem as aranhas, escorpiões, ácaros e algumas espécies marinhas.
Aranha não é inseto, mas aracnídeo, como escorpiões e carrapatos. Todos têm pedipalpos e não antenas. É um erro primário, que pode ser comparado com confundir verbo com substantivo. Tanto a expressão não perdoa o equívoco (em papos - ou palpos - de aranha) como qualquer estudante do primeiro grau sabe a diferença entre aracnídeos e insetos.
Quanto ao significado, estar em "palpos de aranha" ou em "papos de aranha"é estar em situação difícil, sem saída ou sem encontrar saída.
Estranhei ter o Priberam definido "em palpos de aranha" como "azafamadamente, em rebuliço". Ou em Portugal a expressão tem significado diferente ou aqui está mais um equívoco.
Saiba mais:
Gostou? Siga, compartilhe, visite os blogs.
GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
BELA ITANHAÉM
TROCANDO EM MIÚDOS
PRODUÇÃO JURÍDICA
Pergunte, comente, critique. A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.
Um abraço e um lindo final de semana!
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
BELA ITANHAÉM
TROCANDO EM MIÚDOS
PRODUÇÃO JURÍDICA
Pergunte, comente, critique. A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.
Um abraço e um lindo final de semana!
Maria da Glória Perez Delgado Sanches