Ilusão de ótica ou ilusão de óptica?
No verbete ILUSÃO, o “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa”, 2009, registra: “ILUSÃO DE ÓPTICA: percepção visual errônea de algo objetivamente existente (forma, dimensões, cor etc.) em virtude das qualidades ambíguas do objeto, das características pessoais de quem percebe ou de ambos os fatores”.
O “Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo da língua portuguesa”, 2011, no verbete ILUSÃO, registra: “ILUSÃO DE ÓPTICA: Percepção ou interpretação enganosa de imagem visual devido ao formato ambíguo do objeto ou figura percebidos, ou a distorção de percepção do observador”.
O “Dicionário Unesp do Português Contemporâneo”, 2011, organizado por Francisco S. Borba, registra o verbete “ILUSÃO DE ÓTICA: percepção deformada de um objeto”. Obs.: Registra o verbete ILUSÃO DE ÓTICA. É isso mesmo!
O “Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara”, 2011, de Evanildo Bechara, no verbete ILUSÃO, registra: “ILUSÃO DE ÓPTICA/ ÓTICA: Percepção visual ilusória ou errônea de algo que existe, por qualidades ambíguas do objeto ou por peculiaridades de quem o percebe”.
Portanto, você escolhe! Tanto faz!