ÓPTICA OU ÓTICA? TANTO FAZ!
Eu vi, em certo lugar, que “impressão óptica” se refere a olhos, enquanto “impressão ótica” se refere a ouvido. Segundo o que eu vi em certa página sobre língua portuguesa, “óptica” e “ótica” não são palavras sinônimas. Está errado! Ora, “óptica” e “ótica” se referem à visão. Vejamos!
O “Dicionário Unesp do Português Contemporâneo”, 2011, registra: “ÓPTICO/ ÓTICO adj. 1 De ou relativo à visão; ocular: células ópticas. 2 do ou relativo ao olho; ocular: O escritor descobriu que sofria de atrofia ótica. 3 que leva as informações visuais ao cérebro: nervo ótico. 4 que permite a visão por processo não eletrônico: microscópio óptico...”
O mesmo dicionário: “ÓTICA/ ÓPTICA sf. 1 estabelecimento onde se vendem ou fabricam óculos: O oftalmologista era também dono de uma ótica. 2 parte da Física que estuda a luz e os fenômenos da visão: Cairia na prova apenas o capítulo sobre Óptica. 3 ponto de vista; ângulo; perspectiva: Como dizia Victor Hugo, o poeta e o filósofo teriam de abordar os fatos sociais sob a ótica das ciências naturais”.
No entanto, “ótico” se refere também à orelha.
Caso você queira confirmar essas informações, consulte outros dicionários. O Caldas Aulete, o Houaiss, o Dicionário da Academia Brasileira de Letras confirmam o que está supracitado.
Além disso, eu fiz exames na Ótica Diniz, na Ótica Piauí, e eu fiz exames nessas óticas para usar óculos. Há muitas outras óticas no Brasil. Certamente você as conhece.