A palavra é Carnaval ou carnaval? (C maiúsculo ou c minúsculo?)

Obs.: Veja a importância da pesquisa!

A Folha de S. Paulo escreve Carnaval. Em São João dos Patos, no Banco do Brasil, um comunicado apresenta: “... período do Carnaval...” Será que é mesmo Carnaval? Ou é carnaval? Vamos ver!

Há uma regra que, segundo a qual, “nomes de épocas históricas, datas e fatos importantes, festas religiosas” são escritos com letra inicial maiúscula: “Idade Média, Renascença, Páscoa, Natal, Dia das Mães, Plano Real, Semana Santa”.

“A Gramática do Concursando”, 18ª edição, ano 2009, de José Almir Fontella Dornelles, na página 32, registra: “Usa-se letra maiúscula inicial: a) em nomes de pessoas ou de lugares, reais ou fictícios... b) em nomes de instituições... c) em nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos, Carnaval”. Veja a palavra “Carnaval” (C maiúsculo). Será que está certo? Será que esse gramático errou? Vamos ver outras gramáticas? Você aceita o convite? Vamos lá!

“Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática”, 1ª edição, de Luiz Antônio Sacconi, na página 50, registra: “Emprega-se letra inicial minúscula nestes principais casos: 1. nos adjetivos pátrios e gentílicos... 6. nos nomes de festas pagãs: carnaval, micareta...” Veja a palavra “carnaval” (c minúsculo). E agora, José? Vamos ver mais uma gramática? Vamos lá!

A “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, 48ª edição, 2008, de Domingos Paschoal Cegalla, na página 66, registra: “Escrevem-se com letra inicial minúscula: a) nomes de meses, de festas pagãs ou populares, nomes gentílicos, nomes próprios tornados comuns: maio, carnaval, ingleses...” Veja a palavra “carnaval” (c minúsculo). Vamos ver mais uma obra? Vamos lá!

O compêndio (livro) “Só Concursos”, 2ª edição, 2010, da DCL, na página 44, registra: “Emprego de Letras Minúsculas: 1. Nomes dos meses... 7. Nomes de festas pagãs: o carnaval...” Veja a palavra “carnaval” (c minúsculo). Quer mais? Só mais duas fontes!

A “Moderna Gramática Portuguesa”, 37ª edição, 2009, de Evanildo Bechara, um dos mais respeitados gramáticos da atualidade no Brasil, na página 105, registra: “Observação: Os nomes de festas pagãs ou populares escrevem-se com inicial minúscula: carnaval, entrudo, saturnais, etc.” Veja a palavra “carnaval” (c minúsculo).

Dad Squarisi, no livro “Mais Dicas da Dad: português com humor”, 2ª edição, 2003, na página 301, afirma claramente: “Alerta! Festa pagã não tem privilégios. Nem pensa em pedigree: No próximo carnaval, vou desfilar em escola de samba”.

O gramático José Almir Fontella Dornelles, a Folha de S. Paulo, o Banco do Brasil em São João dos Patos e todas as pessoas que escrevem “Carnaval” (C maiúsculo) estão errados. A grafia certa é “carnaval” (c minúsculo). No entanto, se é a primeira palavra de uma frase, você já sabe: quando a palavra é a primeira, não importa qual seja a palavra, a letra inicial é maiúscula. Se “carnaval”, porém, não estiver no início de frase, o certo é “carnaval” (c minúsculo) mesmo! Você já sabe por quê!

Eis a importância da pesquisa! A obra “A Gramática do Concursando” errou ao registrar “Carnaval”. Essa festa não está na lista do Natal, da Páscoa e de outras. Se você vai ao carnaval, não exagere!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/02/2016
Código do texto: T5536391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.