O ADJETIVO NO SEU ASPECTO SEMÂNTICO
O adjetivo qualifica ou caracteriza o substantivo em três sentidos básicos: restritivo, explicativo e pátrio.
Daí a classificação dos adjetivos em:
a) Pátrio (ou gentílico). Quando o adjetivo indica a origem ou a nacionalidade do substantivo. O adjetivo pátrio diz respeito à pátria, tida aqui como região, estado, cidade ou país de onde o substantivo é ou procede. A palavra gentílico enfatiza o local de nascimento. O gentílico de Acre é acreano; o de Brasil, brasileiro;
Exemplos: ator argentino, foguete russo, Revolução Francesa, vinho português, música brasileira.
b) Restritivo. Todo substantivo tem seu sentido geral, que pode ser considerado um conjunto universo. A palavra casa, por exemplo, tem uma gama de tipos quase infinita, quanto ao tamanho (grande, pequena, média), à cor, ao material do qual é construída, ao modelo arquitetônico. Quando se diz: casa de taipa ou casa branca, estas representam um limitadíssimo subconjunto das possíveis casas existentes;
Outros exemplos: carro utilitário, muro baixo, homem magro, prédio antigo, parede branca.
c) Explicativo. O adjetivo explicativo refere-se a uma propriedade inerente ao substantivo, a um atributo peculiar dele, a uma marca característica e própria daquele substantivo.
Exemplos: leite branco, ouro amarelo, carvão preto, fogo quente, gelo frio.
Importa notar que um mesmo adjetivo pode ser explicativo de um substantivo e restritivo de outros.
Frio é adjetivo explicativo de neve ou de gelo (neve fria, gelo frio) e adjetivo restritivo de água (água fria) ou de tempo (tempo frio).
Quente é explicativo de fogo (fogo quente) ou de brasa (brasa quente) e restritivo de chá (chá quente) ou de mês (mês quento), por exemplo.