AUGUSTO e LETÍCIA

Muitas pessoas não sabem, mas a palavra augusto é uma das palavras que possuem os mais belos significados. E não é preciso consultar um dicionário de nomes próprios para saber o que significa augusto. Os dicionários de língua portuguesa mostram o que essa palavra significa.

“Augusto” é um adjetivo e significa: aquilo ou aquele que merece respeito, reverência; aquilo ou aquele que é venerável; digno, respeitável. Ex.: “Augustos sentimentos”. “Augusto”, ainda como adjetivo, é aquilo ou aquele que é sublime, elevado. Exemplos:

“Deus e Seu augusto Filho são por nós.”

“Na sua augusta sabedoria, o homem soube a hora de calar-se.”

“Augusto” (adjetivo) é algo ou alguém majestoso, solene, imponente, magnífico; excelso, sublime, sagrado, sacro, divino.

AUGUSTO (substantivo masculino) “era um nome conferido aos imperadores romanos para lhes assinalar um caráter sagrado”. (Oliver, Nelson. Todos os Nomes do Mundo: origem, significado e variantes de mais de 6.000 nomes próprios, 2005)

Dicionários de Língua Portuguesa também mostram que AUGUSTO (substantivo masculino) era título dado a imperadores romanos.

Origem dessa palavra/nome: latim: augustus: sagrado, consagrado, santo, religioso.

LETÍCIA (substantivo feminino) é uma palavra poética e significa: “Estado de grande satisfação; júbilo; regozijo”; “alegria”. Obs.: Todas as áreas de conhecimento têm termos peculiares, e “letícia” é uma palavra do mundo da poesia. Mas essa palavra é usada também na astronomia e significa: “Asteroide com cerca de 10km de diâmetro, descoberto em 1856” (Aurélio, 2004). Nesta acepção, essa palavra deve ser escrita com capitular, ou seja, com inicial maiúscula, segundo o Aurélio. Quando é nome de pessoa, como se sabe, também com capitular, isto é, inicial maiúscula.

Nota: O que se encontra entre aspas significa que não é produção minha. Além das obras mencionadas acima, foram consultados, entre outros, estes dicionários: Houaiss (2009), Aulete (2011), Dicionário Unesp do Português Contemporâneo (2011).

Eu sinto necessidade de escrever. Por isso, escrevo. Se o que escrevo servir para alguém, estarei fazendo alguma coisa boa. A minha intenção é apenas partilhar. Tudo isso de acordo com as minhas parcas possibilidades ou capacidades. É isso aí!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 23/01/2016
Reeditado em 23/01/2016
Código do texto: T5520820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.