Altruísmo: significado e quem criou essa palavra

Quem criou esse termo foi um filósofo francês do século XIX, chamado Augusto Comte. É “Comte” mesmo (com “m”).

O que é o altruísmo para Comte? É “viver para os outros”. Essa é a máxima fundamental do altruísmo, como se encontra no “Catecismo positivista”. Vide o “Dicionário de Filosofia” (Nicola Abbagnano).

Altruísmo, ainda segundo Comte, é uma “tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo”, conforme é registrado pelo Houaiss (2009).

“Ser altruísta é ‘viver para outrem’, dizia Auguste Comte, em outras palavras, é levar em consideração mais os interesses do outro do que os próprios... Portanto é o contrário do egoísmo; por isso é tão raro”. (“Dicionário Filosófico”, de André Comte-Sponville)

O “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa” (2004) diz que altruísmo significa “amor ao próximo”. É o contrário, pois, de egoísmo, como se encontra supracitado. Para a Ética, segundo esse dicionário, altruísmo é uma “doutrina que considera como fim da conduta humana o interesse do próximo, e que se resume nos imperativos: ‘Viva para outrem’; ‘ama o próximo mais do que a ti mesmo’”.

O mundo está precisando de altruísmo. A vida humana precisa de altruísmo. Oxalá construamos uma sociedade onde as pessoas sejam pelo menos mais altruístas do que egoístas.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 22/01/2016
Reeditado em 22/01/2016
Código do texto: T5519660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.