Comentando / respondendo a questão "Amo meu filho e minha mãe também"
Antes de ir diretamente ao assunto, agradecemos
mais uma vez a sempre bem-vinda participação da colega recantista
Ene Ribeiro, com suas respostas sempre bem colocadas, como ocor-
reu nesta interpretação, ou melhor, nestas DUAS possibilidades inter-
pretativas por ela apresentada para a frase do título.
Interpretações perfeitas daquela recantista :
1) Amo-os (eu amo meu filho e - também - minha mãe); e
2) Eu e minha mãe amamos meu filho.
Agora, indo um pouco "mais fundo" na questão dei-
xada ...
Para melhor entendermos os comentários que dis-
correremos abaixo a seguir, consideremos estas duas possibilidades para a mesma frase :
a) "Eu amo o meu filho e minha mãe também";
b) "Eu amo o meu filho e minha mãe também AMA".
Como se vê, na opção "b", a forma verbal "ama" pode ser parte integrante da frase . E isso passa a ter implicações gra-
maticais profundas, PRINCIPALMENTE NA PARTE SINTÁTICA.
E essa implicação sintática é explicada pelo fato de
que a forma verbal "ama" empregada na opção "b" transforma a frase da opção "a" de PERÍODO SIMPLES EM PERÍODO COMPOSTO, porque a
frase completa passaria a ter DOIS verbos (o que configura um período composto).
Isto confirma A IMPORTÂNCIA QUE UM VERBO EXERCE NA SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA. Só para se ter uma i-
deia de tal afirmação, um simples verbo É CAPAZ DE FORMAR UMA
ORAÇÃO, mas uma frase, mesmo que contenha uma mensagem clara,
se não tiver um verbo, NÃO CONSTITUI UMA ORAÇÃO (Ex.: Um bom-
dia a todos ! - é uma frase nominal (a que não utiliza verbo) e, como
tal, mesmo tendo uma mensagem clara, NÃO FORMA UMA ORAÇÃO).
Dentro dessa linha de explanação, a primeira frase ("amo meu filho e minha mãe também") constitui um "período sim-ples" - que é aquele que, por só apresentar UM verbo ("amo"), só tem uma única oração.
"Meu filho e minha mãe também", nesse período SIMPLES, representa o objeto direto do período, por responder esta pergunta : Eu amo quem ?
Porém, quando acrescentamos a forma verbal "ama" após a palavra "também" (=Amo meu filho e minha mãe também AMA), passa-se a ter DOIS VERBOS : "amo" e "ama".
Isso fará com que o período (antes simples) passe
a ser do tipo composto, porque, agora, passa a ser formado destas duas orações :
Primeira oração : "amo meus filhos".
Segunda oração : "e minha mãe também ama".
Com tal alteração (de período simples para período composto) "minha mãe" que, no período simples, representava parte do objeto direto (o objeto direto completo é, conforme citado, "meu filho e minha mãe também") nesse período composto passa a ser o sujeito da 2a. oração, sendo que o objeto direto dessa 2a. oração é "meu filho" (Eu amo meu filho e minha mãe também ama MEU FILHO).
No aspecto semântico, a frase "Amo meu filho
e minha mãe também" representa uma SITUAÇÃO SEMÂNTICA - que é aquela que PERMITE MAIS DE UMA POSSIBILIDADE INTERPRETATIVA
PARA UMA MESMA FRASE -.
E, conforme já citado, EM FUNÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ZEUGMA (não emprego da forma verbal "ama" após a palavra
"também"), fica evidenciada a possibilidade de mais de uma interpre-
tação para a mesma frase (essas duas possibilidades interpretativas
foram muito bem apresentadas pela recantista Ene Ribeiro).
Quanto à figura de linguagem ZEUGMA, citada / co-
brada na questão, ela é aquela que consiste na NÃO REPETIÇÃO DE
UM TERMO QUE ESTÁ SUBENTENDIDO, por já ter sido citado antes.
Veja dois exemplos de ocorrência de ZEUGMA :
a) "Eu estou indo para o reveillon. Você não vai ?"
A ZEUGMA desta frase é "PARA O REVEILLON", que está suben-
tendido, por já ter sido empregado na primeira parte da
frase ("estou indo para o reveillon").
b) "Se eu tenho direito a férias, os outros trabalhadores, tam-
bém".
A ZEUGMA, aqui, é "TÊM DIREITO A FÉRIAS", que está suben-
tendido na primeira parte da frase ("se eu TENHO DIREITO A
FÉRIAS...").
Complicamos ou "descomplicamos" a ques-
tão ?
Um bom domingo a todos !