Exclamação e Interrogação.
Resolvi escrever um pouquinho, sobre dos pontos de exclamação e interrogação,pois tenho visto alguns deslizes nos textos que tenho lido, aqui e em outras redes, e que me incomodam.
A "Exclamação", como o próprio nome já diz, deve dar a frase ,expressão ou a palavra ,o sentido de indicar a dor, a alegria, a indignação, a admiração,o espanto, a súplica...ou seja o que for , os tantos sentimentos que gostaríamos de transmitir através da escrita.
Devemos usar pouco o ponto exclamativo, pois na verdade pouco exclamamos, não é da nossa fala, então concluímos que na maioria das vezes o usamos indevidamente. Usá-lo pontuando-o mais de uma vez é para se pensar, pois intensifica o tom de voz , e não se recomenda fazê-lo, a não ser em raras ocasiões. Acredito que a maioria das pessoas repete o ponto sem saber o porque , talvez porque ache bonito, o que não é suficiente.
Já vi gente colocando cinco , seis pontos em sequência, e isso é muito juvenil, coisa de adolescente, e totalmente errado.
Tenho visto pontos de interrogação e exclamação juntos na mesma frase, e isto é outro perigo, pois sempre que se fizer isto, o ponto de interrogação deverá vir primeiro, e apenas uma vez, porque nós perguntamos primeiro ,para depois exclamarmos.
Ex; Ah ! Nunca mais florescerás ?!
Ex; Porque, para este cemitério vim ?!
Lembremos que a gramática é normativa, e não permite invenções, e muito menos interpretações livres, pessoalmente acho correto que seja assim.
Quando a frase está entre aspas , a pontuação estará dentro, e quando tem reticências, a exclamação também deverá vir antes, pois não conhecemos a sequência da fala.
Ex; "Varrei os mares, tufão!..."
A interrogação é mais simples, pois todos sabem se tratar de uma pergunta, pela entoação.
Ex; Então ? Que é isso ?
Recomenda-se usá-la uma vez apenas para não intensificar o tom da fala, pois na maioria das vezes não se pergunta gritando.
Em espanhol a exclamação e a interrogação aparecem invertidas no início da fala, já identificando a intenção, e isso é muito útil quando a fala é longa. A única gramática que pontua desta forma, e acredito que será adotada pelo português ,daqui a alguns anos.
O puxão de orelhas vale para mim também, que apesar de me policiar bastante, ainda cometo erros de pontuação.