A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA REVISÃO DE TEXTOS
Escrever um texto sempre é uma atitude motivada por determinado objetivo. Seja para produzir conhecimento ou expressar suas emoções, seja para cumprir com uma obrigação acadêmica ou para desenvolver um projeto profissional, enfim, todo texto tem um "porquê".
Logo, sua escrita deve estar coerente com seu objetivo, o público para o qual se dirige e, principalmente, com os efeitos que se pretende alcançar a partir da leitura. Impressionar? Induzir à reflexão? Ser informativo?
O fato é que nem sempre sabemos qual é a melhor forma de começar nossos textos, ou como levá-los adiante a partir daquilo que já conseguimos esboçar. E mais: será que estamos dizendo exatamente o que gostaríamos? O fato é que por vezes estamos produzindo um texto pouco claro e informativo, mas, não conseguimos perceber isto na leitura. Isto ocorre porque temos as ideias em nossa cabeça e, por isso mesmo, conseguimos dar um certo encadeamento a elas, mesmo diante de um texto nada claro. Temos diante dos nossos olhos um texto problemático e não nos damos conta porque o nosso cérebro, que detém as informações, acaba preenchendo as lacunas naturalmente, dando a ideia de que tal preenchimento fora feito no próprio texto.
E a ortografia? Algo certamente é verdadeiro: não importa o quanto você conheça a gramática, mas em algum momento você irá tropeçar em um texto seu. Existe muito repetida e coberta de verdade: "ficamos cegos diante de nossos próprios textos". É algo inquestionável. Mesmo doutores em linguística e grandes escritores precisam de alguém que leia os seus textos para apontar as possíveis falhas. É que só o olhar do outro possui o distanciamento necessário para perceber as falhas.
É lógico que algumas coisas podem ajudar. Ler muito é a primeira delas. Ler de tudo um pouco, mesmo que você dedique uma boa parte do seu tempo ao aprofundamento em determinada área. Obras literárias são fundamentais para quem escreve com objetivos artísticos. Mas também um pouco de teoria literária, filosofia, história... Para aqueles que estão em fase de produção de uma monografia, dissertação ou tese é fundamental ler outros estudos naquela área de conhecimento, inclusive outras teses e dissertações, para ajudar a perceber como outras pessoas produziram seus trabalhos naquela mesma área. Ou seja, é necessário ter uma convivência com a leitura e a escrita para que se possa produzir bons textos.
Enfim, a leitura é essencial! O distanciamento é outro ponto indispensável. Deixar seu texto "dormir" por algumas semanas ou mesmo por meses pode ser uma boa estratégia para evitar o "calor do momento" e fazer com que você veja o seu texto com maior distanciamento, quase como um outro leitor.
O fato é que nem sempre se dispõe de tempo para isto. Para muitas pessoas, recorrer a um profissional é fundamental. Dois fatores contam bastante neste momento. O primeiro é justamente a questão do tempo, que muitas vezes evita que possamos deixar o texto "maturar" algumas semanas. Para quem precisa cumprir prazos o auxílio de um terceiro é fundamental. O segundo fator diz respeito à especialização que o profissional pode ter. Um revisor de texto tem o conhecimento e a técnica que muitas vezes você não quer e nem precisa ter. O que você precisa é do seu texto pronto e em perfeitas condições.
Embora o mercado esteja cheio de leitores e revisores de texto, muitas vezes acaba faltando aquele profissional que seja também leitor e produtor de textos. Isto nos leva novamente ao que colocamos acima sobre a importância da convivência com os textos para a formação de um bom conhecedor da linguagem. Muitas vezes o profissional que se apresenta como a solução para o seu texto possui um diploma de curso superior nas mãos, mas praticamente não possui o hábito da leitura e os seus textos, quando os escreve, são verdadeiras negações. E é simples explicar tal fato: é que o profissional em questão adquiriu os conhecimentos enciclopédicos sobre a linguagem e a gramática, mas não se preocupou em praticá-los cotidianamente com a leitura e a escrita de textos reais. O conhecimento morreu atrofiado dentro de sua mente, pois nunca foi exercitado e, certamente, o trabalho de revisão que ele se propõe a fazer não será dos mais satisfatórios.
Logo, se pretendes procurar alguém que leia o teu texto e o corrija, não procure apenas um revisor de textos, mas principalmente alguém que faça da leitura e da escrita a sua prática cotidiana. É este profissional que vai garantir o sucesso do seu texto!
Visite nosso blog: http://barbosarevisaoeconsultoria.blogspot.com.br/