PROJETO LETRAMENTO ATIVO
PROJETO LETRAMENTO ATIVO
Autoria
Professora Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira
Justificativa
A prática da leitura e da escrita é um ponto crucial para o desenvolvimento do potencial humano. Além de ser fundamental ao exercício da cidadania, o letramento é a base para a aquisição de novas habilidades e competências. Sendo assim, o presente projeto surge no âmbito escolar com o intuito de proporcionar o estímulo à aprendizagem da escrita e da leitura, de forma contextualizada, reflexiva, inovadora e significativa. Seu desenvolvimento ocorrerá de forma gradativa e constante, de modo a respeitar os avanços e a autonomia dos(as) educandos(as).
Público Alvo
Educandos (as) das séries iniciais do ensino fundamental
Objetivo Geral
Desenvolver e ampliar a competência comunicativa dos(as) educandos(as) das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a garantir que o processo de letramento seja estimulado por meio de atividades contextualizadas e significativas, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos, novas competências e habilidades.
Objetivos Específicos
• Aumentar o nível de letramento dos(as) educandos(as).
• Estimular práticas docentes inovadoras.
• Melhorar o índice de aprovação nas disciplinas em geral.
• Assegurar que os(as) educandos(as) leiam e escrevam considerando a norma padrão da Língua Portuguesa.
• Fomentar a leitura e a escrita por meio de práticas contextualizadas e motivadoras.
• Acompanhar o progresso dos(as) educandos(as) na disciplina de comunicação e expressão em Língua Portuguesa.
Metodologia
O projeto ocorrerá durante todo o ano letivo, com carga horária mensal de 200 horas. Turmas dos turnos da manhã e da tarde serão contempladas. O espaço onde as aulas ocorrerão será preparado de forma a atender as necessidades dos(as) educandos(as).
As crianças serão reunidas em grupos de mesma série. Elas participarão de um teste, que constituirá a avaliação diagnóstica. Em seguida, serão agrupadas pelo professor(a), de modo a facilitar o desenvolvimento das atividades previstas.
O processo de ensino e aprendizagem terá o respaldo teórico das concepções pedagógicas de Paulo Freire, Maria Montessori e Emília Ferreiro. O ambiente de trabalho e as relações interpessoais promoverão um clima de colaboração e afetividade, o que estimulará os(as) educandos(as) a se envolverem integralmente com a proposta.
Atividades lúdicas e artísticas, contação de histórias, audições musicais, sessões de vídeo, dinâmicas de grupo, entre outras coisas, fomentarão a construção coletiva dos saberes. Assim, por meio de atividades vivenciais, a aprendizagem significativa permitirá o desenvolvimento pleno das crianças.
Cronograma
Janeiro: Início do projeto. Organização do espaço escolar e dos recursos para desenvolver as atividades.
Fevereiro: Palestra de abertura junto aos docentes. Aplicação dos testes para cada turma. Divisão dos grupos de alunos(as) que participarão do projeto.
Março: Desenvolvimento das atividades. Trabalhos de leitura visual, criação de história em quadrinhos e produção de narrativas orais. Roda de leitura sobre Literatura de Cordel.
Abril: Soletrando com o tema: Patativa do Assaré.
Maio: Desenvolvimento de atividades artísticas. Dinâmicas para fortalecer a união de equipes. Leitura dramatizada.
Junho: Estudo sobre o gênero teatral. Apresentação de peça teatral por parte dos(as) alunos(as) com base nos roteiros produzidos por eles(as).
Julho: Férias escolares
Agosto: Jogos, gincanas e brincadeiras. Construção do mural das palavras mágicas (palavras das quais as crianças mais gostam).
Setembro: Audição musical e roda de leitura. Produção de paródias.
Outubro: Concurso de paródias com o tema: “Quem lê, vai além e recria também”.
Novembro: Produção de textos escritos nos gêneros: poemas, crônicas, dissertações e contos.
Dezembro: Mostra das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Organização do livro de poemas dos alunos(as)
Recursos
Recursos humanos:
Equipe docente
Recursos materiais:
1 computador
1 impressora
3 cartuchos de tinta para impressora
6 resmas de papel
16 caixas de tinta guache
20 caixas de canetinhas hidrocor
20 caixas de lápis de cor
40 cadernos
40 conjuntos de lápis, caneta, borracha e apontador
3 caixas de pincel para quadro branco
2 apagadores
10 tubos de cola de silicone
Folhas de E.V.A. : 10 verdes, 10 amarelas, 10 azuis, 10 vermelhas, 6 marrons, 6 brancas, 6 pretas e 10 laranjas.
20 folhas de papel 40kg
30 revistas antigas para recorte
40 tesouras
5 caixas de cola com glitter
1 caixa de som
2 microfones
3 metros de TNT de cada uma das seguintes cores: branco, bege, verde, preto, marrom, azul, preto, amarelo, vermelho, laranja e cinza.
5 caixas com purpurina colorida
8 tubos de cola branca
Avaliação e acompanhamento
A avaliação será realizada por meio de reuniões semanais, que constituirão o conteúdo dos relatórios mensais de acompanhamento. Espera-se que o projeto consiga atingir sua meta de elevar o nível de letramento das crianças envolvidas