PROJETO LETRAMENTO ATIVO

PROJETO LETRAMENTO ATIVO

Autoria

Professora Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira

Justificativa

A prática da leitura e da escrita é um ponto crucial para o desenvolvimento do potencial humano. Além de ser fundamental ao exercício da cidadania, o letramento é a base para a aquisição de novas habilidades e competências. Sendo assim, o presente projeto surge no âmbito escolar com o intuito de proporcionar o estímulo à aprendizagem da escrita e da leitura, de forma contextualizada, reflexiva, inovadora e significativa. Seu desenvolvimento ocorrerá de forma gradativa e constante, de modo a respeitar os avanços e a autonomia dos(as) educandos(as).

Público Alvo

Educandos (as) das séries iniciais do ensino fundamental

Objetivo Geral

Desenvolver e ampliar a competência comunicativa dos(as) educandos(as) das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a garantir que o processo de letramento seja estimulado por meio de atividades contextualizadas e significativas, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos, novas competências e habilidades.

Objetivos Específicos

• Aumentar o nível de letramento dos(as) educandos(as).

• Estimular práticas docentes inovadoras.

• Melhorar o índice de aprovação nas disciplinas em geral.

• Assegurar que os(as) educandos(as) leiam e escrevam considerando a norma padrão da Língua Portuguesa.

• Fomentar a leitura e a escrita por meio de práticas contextualizadas e motivadoras.

• Acompanhar o progresso dos(as) educandos(as) na disciplina de comunicação e expressão em Língua Portuguesa.

Metodologia

O projeto ocorrerá durante todo o ano letivo, com carga horária mensal de 200 horas. Turmas dos turnos da manhã e da tarde serão contempladas. O espaço onde as aulas ocorrerão será preparado de forma a atender as necessidades dos(as) educandos(as).

As crianças serão reunidas em grupos de mesma série. Elas participarão de um teste, que constituirá a avaliação diagnóstica. Em seguida, serão agrupadas pelo professor(a), de modo a facilitar o desenvolvimento das atividades previstas.

O processo de ensino e aprendizagem terá o respaldo teórico das concepções pedagógicas de Paulo Freire, Maria Montessori e Emília Ferreiro. O ambiente de trabalho e as relações interpessoais promoverão um clima de colaboração e afetividade, o que estimulará os(as) educandos(as) a se envolverem integralmente com a proposta.

Atividades lúdicas e artísticas, contação de histórias, audições musicais, sessões de vídeo, dinâmicas de grupo, entre outras coisas, fomentarão a construção coletiva dos saberes. Assim, por meio de atividades vivenciais, a aprendizagem significativa permitirá o desenvolvimento pleno das crianças.

Cronograma

Janeiro: Início do projeto. Organização do espaço escolar e dos recursos para desenvolver as atividades.

Fevereiro: Palestra de abertura junto aos docentes. Aplicação dos testes para cada turma. Divisão dos grupos de alunos(as) que participarão do projeto.

Março: Desenvolvimento das atividades. Trabalhos de leitura visual, criação de história em quadrinhos e produção de narrativas orais. Roda de leitura sobre Literatura de Cordel.

Abril: Soletrando com o tema: Patativa do Assaré.

Maio: Desenvolvimento de atividades artísticas. Dinâmicas para fortalecer a união de equipes. Leitura dramatizada.

Junho: Estudo sobre o gênero teatral. Apresentação de peça teatral por parte dos(as) alunos(as) com base nos roteiros produzidos por eles(as).

Julho: Férias escolares

Agosto: Jogos, gincanas e brincadeiras. Construção do mural das palavras mágicas (palavras das quais as crianças mais gostam).

Setembro: Audição musical e roda de leitura. Produção de paródias.

Outubro: Concurso de paródias com o tema: “Quem lê, vai além e recria também”.

Novembro: Produção de textos escritos nos gêneros: poemas, crônicas, dissertações e contos.

Dezembro: Mostra das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Organização do livro de poemas dos alunos(as)

Recursos

Recursos humanos:

Equipe docente

Recursos materiais:

1 computador

1 impressora

3 cartuchos de tinta para impressora

6 resmas de papel

16 caixas de tinta guache

20 caixas de canetinhas hidrocor

20 caixas de lápis de cor

40 cadernos

40 conjuntos de lápis, caneta, borracha e apontador

3 caixas de pincel para quadro branco

2 apagadores

10 tubos de cola de silicone

Folhas de E.V.A. : 10 verdes, 10 amarelas, 10 azuis, 10 vermelhas, 6 marrons, 6 brancas, 6 pretas e 10 laranjas.

20 folhas de papel 40kg

30 revistas antigas para recorte

40 tesouras

5 caixas de cola com glitter

1 caixa de som

2 microfones

3 metros de TNT de cada uma das seguintes cores: branco, bege, verde, preto, marrom, azul, preto, amarelo, vermelho, laranja e cinza.

5 caixas com purpurina colorida

8 tubos de cola branca

Avaliação e acompanhamento

A avaliação será realizada por meio de reuniões semanais, que constituirão o conteúdo dos relatórios mensais de acompanhamento. Espera-se que o projeto consiga atingir sua meta de elevar o nível de letramento das crianças envolvidas

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 13/09/2015
Código do texto: T5380771
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