A importância da SEMÂNTICA TEXTUAL.
Quantas vezes, mesmo sem termos tal intenção, inadvertidamente, acabamos machucando alguém de nosso círculo de amizades, simplesmente porque não tivemos a preocupação de atentar para o poder ofensivo de uma palavra inadequada a essa pessoa diri- gida ?
Ao longo do curso, há algum tempo, concluído de
ANÁLISE DO DISCURSO - que tem uma relação direta com a Semânti-
ca - dentre outros muitos aprendizados, tomamos consciência - e aqui queremos compartilhar - do quão ofensiva ´a "inocente" frasezinha (endereçada a uma mulher) "você está bonita hoje !".
Analisando friamente tal frase - ela tão largamente
usada -, vamos perceber que o emprego inoportuno nela do advérbio
HOJE anula totalmente a intenção original da frase, que seria de elogio, transformando-o numa pesada e grosseira ofensa à interlocu-
tora.
Em contextos outros, principalmente na PRODU-
ÇÃO ou INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, quando não se atenta para os en-
sinamentos da Semântica, o emprego de um termo inadequado numa
frase também pode alterar substancialmente o sentido dela, ensejan-
do-lhe mais uma interpretação (vide a frase citada na CONCEITUAÇÃO
de Semântica).
Além daquele, podemos tomar por base este ou-
tro exemplo (também de uso corriqueiro) :
"Eu vi a explosão DO carro".
Veja, a seguir, as duas possibilidades perfeita-
mente aceitáveis de interpretação :
a) Eu estava EM DETERMINADO LUGAR e vi um carro explodindo.
b) Eu estava DENTRO DE UM CARRO e vi algo (nas imediações) explo-
dindo.
Frases como essa, que ensejam a possibilidade
de mais de uma interpretação, serão, para fins de produção ou inter-
pretação textual, o foco de nossa abordagem na obra "Semântica bá-
sica Textual" : na análise de cada uma delas serão mostradas tanto a interpretação pretendida como a (nunca antes percebida) outra inter-
pretação possível.
Considerando que a PRODUÇÃO TEXTUAL tem como requisito básico A CLAREZA REDACIONAL, depreende-se que é de fundamental importância o domínio, por parte do aluno, ainda que mí-
nimo, da Semântica Textual, visto que esse conhecimento nele desen-
volverá a capacidade observativa e a de seleção vocabular, para evi-
tar que ele, em suas produções textuais, empregue termos capazes de suscitar dubiedade interpretativa.
Para finalizarmos (e enfatizarmos, mais uma vez, a importância da Semântica NO ENSINO DE PORTUGUÊS), aqui
deixamos, a título de "teste", um pequeno desafio ao amigo leitor :
Analise, identifique e indique as duas possibili-
dades de interpretação (a consagrada / pretendida e a também possí-
vel para :
"Fique B E M aí !".