Obrigado ou obrigada? Obrigados? Obrigadas?
Quando quiser agradecer a alguém, o homem, necessariamente, deve dizer “obrigado”. A mulher deve dizer “obrigada”. Por quê? Boa pergunta! Porque “obrigado” significa “agradecido”, “grato”. Portanto, se um homem disser “obrigada”, desconfie dele, pois ele quer mudar de time. Se a mulher disser “obrigado”, alguma coisa estará errada.
Sendo assim, o homem diz “obrigado”, não importa a quem ele esteja agradecendo. É ele o “obrigado”, o agradecido, o grato. A mulher deve dizer “obrigada”, pois é ela a agradecida, a pessoa grata, não importa a quem ela esteja agradecendo.
Uma curiosidade: se você fala em nome de muitas pessoas, em nome de homens e mulheres, você pode dizer “obrigados”, que significa “gratos”, “agradecidos”. Se você é mulher e fala em nome de mulheres, você pode dizer “obrigadas”, que quer dizer “gratas”, “agradecidas”. Se você é homem e fala em nome de homens, você pode dizer “obrigados”, que quer dizer “gratos”, “agradecidos”.
Mas, por favor, neste caso, não mude de time: se você é homem e está agradecendo por si mesmo, em nome de si mesmo, diga: obrigado! Se você é mulher e agradece por si mesma, em nome de si mesma, diga: obrigada!