ESCREVENDO SOBRE A LOCUÇÃO “A TODOS”

Prólogo

Uma estudante, que se identificou como sendo Clarissa Fernandes, mandou-me uma mensagem na qual escreveu:

MENSAGEM DA LEITORA E ESTUDANTE

“Bom dia professor Wilson. A dúvida entre o uso ou não do acento indicador de crase ocorre frequentemente com verbos cuja regência é feita com a preposição “a”, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a.".

"Ontem, no meu Facebook, eu quis desejar um feliz fim de semana “à todos” (com crase) ou “a todos” (sem crase)? Oh! Dúvida cruel. Ainda bem que tenho um excelente AMIGO E PROFESSOR a quem posso recorrer para sanar minhas frequentes dúvidas nas diversas áreas (Inglês, Espanhol, Português, Física, Química, Matemática, Ciências Jurídicas e Sociais etc.) do conhecimento.".

"A minha pergunta de hoje é: À TODOS (com acento indicador de crase) ou A TODOS (sem acento indicador de crase). Qual o certo? Desde já fica o meu agradecimento e subida admiração pela pessoa humana e educada que é. Beijos." – (Clarissa Fernandes).

MINHA RESPOSTA À CONSPÍCUA CONSULENTE

Envaidece-me saber que sou, ainda, útil e necessário a quem, igual a mim, sacrifica-se em prol do aprendizado. Desnecessário escrever que em quaisquer gramaticas da língua portuguesa a gentil aluna poderia sanar sua (dela) dúvida.

A forma correta de escrita da locução é “a todos”, sem acento indicador de crase. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de 'toda gente' e 'todo mundo'.

Exemplos:

1. Desejamos a todos um bom fim de semana.

2. Pedimos a todos que se retirem.

3. Boa noite a todos!

4. Obrigada a todos!

5. Desejo a todos um bom dia.

Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

No caso da locução “a todos”, não ocorre crase porque, embora se utilize a preposição “a”, não ocorre contração, dado não haver um artigo definido com o qual contrair. Preliminarmente porque seria errado usar o artigo definido feminino “a” antes de uma palavra masculina e plural. Em segundo lugar e mais importante, porque não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos e a palavra “todos” é um pronome indefinido.

CONCLUSÃO

Atenção! Como não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos, mesmo que o pronome seja feminino e singular, não ocorre crase visto não haver a presença do artigo definido "a" para contrair com a preposição "a".

REPETINDO OS EXEMPLOS PARA NÃO DEIXAR DÚVIDAS

1. Desejamos a toda gente um bom fim de semana.

2. Pedimos a todas que se retirem.

3. Boa noite a toda gente!

4. Obrigada a todas!

5. Desejo a todos um bom dia.

__________________________

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

— Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Domingos Paschoal Cegalla;

— Moderna Gramática Portuguesa - Evanildo Bechara;

— "ex", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa;

— Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstâncias e imparciais.