Resposta para a questão "qual o erro dessa "chamada publicitária" ?"
Chamada publicitária deixada :
"Quer que seu cliente te encontre?"
Neste trecho aspeado, o erro contido chama-se
(falta de) UNIFORMIDADE DE TRATAMENTO, sobre o quê, já falamos
numa de nossas publicações anteriores.
Recordando :
"Uniformidade de tratamento" é uma espécie
de "concordância especial", que consiste em que, num determinado
contexto de comunicação interpessoal, se o primeiro verbo estiver,
por exemplo, na segunda pessoa do singular (tu), todos os demais
deverão estar na mesma pessoa. Neste caso, também o pronome
possessivo a ser usado terá de ser o correspondente à 2a. pessoa
do singular : teu, tua, teus, tuas.
Após tal esclarecimento inicial, passemos, en-
tão, à análise do trecho em questão ...
O primeiro verbo da frase é "quer", que corres-
ponde à 3a. pessoa do singular (eu quero, tu queres, ele-ela-você
quer...). Assim sendo, o pronome possessivo logo a seguir (seu) está
correto, porque "seu" e "sua" se referem à 3a. pessoa do singular.
Porém, logo a seguir, na mesma frase, há o
emprego INADEQUADO do pronome oblíquo átono "te", que se refere
à 2a. pessoa do singular. E É ELE QUE REPRESENTA O ERRO DE UNI-
FORMIDADE DE TRATAMENTO.
Para a perfeita uniformidade de tratamento,
basta trocar esse "te" (que se refere à 2a. pessoa do singular) pelo
pronome oblíquo "o" (que é referente à 3a. pessoa do singular, subs-
tituindo o pronome do caso reto "VOCÊ").
A frase completa e com a correção efetuada
passa a ser :
"Quer que seu cliente o encontre ?" (com a
uniformidade de tratamento totalmente na 3a. pessoa do singular).
(ou, se passada para a 2a.
pessoa do singular) :
"Queres que teu cliente te encontre ?"
Beleza de Creuza ? I hope so !