Lula, o dicionário e um erro
Obs.: Identifique o erro do dicionário mencionado neste texto. Será culpa de Lula?
O cara já está no dicionário. O “Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo da língua portuguesa”, 2011, enviado às escolas públicas brasileiras (1º ao 3º ano do Ensino Médio), pelo Ministério da Educação, registra os verbetes “lulismo” e “lulista”.
“Lulismo”, conforme o dicionário supracitado: “ (lu.lis.mo) s.m. Movimento ou postura política de apoio a Luís Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Brasil de 2002 a 2010 [F.: Do antropônimo Lula + -ismo.]”.
“Lulista”, segundo o mesmo dicionário: “(lu.lis.ta) a2g. 1 Ref. ao lulismo (movimento lulista) 2 Que apoia Lula (militante lulista) s2g. 3 Adepto do lulismo: Os lulistas gritavam palavras de ordem durante a votação da emenda parlamentar. [F.: Do antropônimo Lula + -ista.]”. Portanto, lulista é algo referente ao lulismo, ao movimento que defende o Lula. Lulista é o defensor de Lula; é quem faz parte do lulismo.
Nota – “Ismo” é um sufixo nominal (grego); possui vários sentidos. “Ismo” é um sufixo formador de nomes de “doutrinas, princípios, teorias, sistemas filosóficos, religiosos, artísticos, científicos, econômicos, políticos ou de governo”. Apresenta as noções de “escola, técnica, pensamento ou movimento artísticos, movimento político, período de governo”, além de apresentar muitas outras noções ou significados. Alguns exemplos: existencialismo, cristianismo, islamismo, judaísmo, terrorismo, medievalismo, socialismo, capitalismo, modernismo. “Ista” é outro sufixo nominal (grego). Significa “partidário ou simpatizante de religião, doutrina, escola”, entre muitos outros sentidos. Alguns exemplos: existencialista, epicurista, lulista, varguista, comunista, socialista, terrorista, capitalista, modernista.
Agora, a pergunta: você viu o erro? Veja a definição de “lulismo”. O dicionário supracitado diz que Lula foi “presidente do Brasil de 2002 a 2010”. O certo é: Lula foi eleito em outubro de 2002. No entanto, ele foi presidente do dia primeiro de janeiro de 2003 a trinta e um de dezembro de 2010. No dia primeiro de janeiro de 2011, ele entregou o cargo à primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Portanto, o dicionário errou ao dizer que Lula foi presidente de 2002 a 2010. Em 2002, o presidente do Brasil ainda era Fernando Henrique Cardoso.
Lula provocou até um erro no dicionário. O cara é azarento.
Dica: fique de olho nos livros e no conhecimento! Entretanto, abra o olho e não confie nos livros de olhos fechados!