A DUPLA PROSÓDIA

Terraplenagem ou terraplanagem...

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os substantivos terraplenagem e terraplanagem sempre que quisermos referir o ato de terraplenar ou terraplanar, ou seja, de realizar qualquer alteração do relevo do terreno através de aterros. A palavra terraplenagem é a mais utilizada pelos falantes, sendo tida como a mais correta e a mais socialmente aceitas.
Ambas as palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Particularmente, prefiro a grafia - terraplanagem, grafia esta ensinada durante todo meu tempo escolar ginasial e colegial, levei-a para o Magistério e a Faculdade de Direito, usando-a até hoje.


Exemplos:
- As obras de terraplenagem ficarão concluídas no final do mês.
- As obras de terraplanagem ficarão concluídas no final do mês.
- Antes da pavimentação, será feita a terraplenagem do terreno.
- Antes da pavimentação, será feita a terraplanagem do terreno.


As palavras terraplenagem e terraplanagem poderão ter sua origem na palavra em italiano: terrapieno, pelo latim terra mais plenus, ou serem formadas por derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Em terraplanagem, é acrescentado o sufixo – agem ao verbo terraplanar: terraplanar + -agem. . O sufixo – agem forma substantivos e se refere a um estado, uma ação ou resultado dela.
Por sua vez, os verbos terraplenar e terraplanar são formados também por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –ar às palavras terrapleno e terra mais plano: terrapleno + -ar e terra+ plano + -ar.
Estes dois verbos se encontram também reconhecidos no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.


Exemplos:
1. Mandaram terraplenar o terreno.
2. Mandaram terraplanar o terreno.
Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.
Fique sabendo mais!
Existe também a palavra terrapleno, sinônima de terraplenagem e terraplanagem.

Buscas : terraplenagem, terraplanagem, bêbedo ou bêbado, projétil ou projetil.


Bêbado ou bêbedo

Ambas as formas estão corretas, quando queremos nos referir a uma pessoa “tomada pelo álcool” ou “bebida pelo álcool” - Como meu velho Professor de Português nos tempos de colégio dizia: - “Há pessoas que não bebem , são bebidas pelo álcool”.

Quanto a projétil ou projetil - ambas as formas podem ser usadas.

Neste caso, tive uma “briga” célebre com um professor na Academia Militar - São Paulo-SP; (Professor, por sinal muito arrogante) julgava-se o melhor advogado do mundo (Direito Penal) - Escrevi em prova a palavra projetil e em seu plural projetis, nas várias incidências da palavra e ele a anulou toda uma questão e ironizou-me em classe.

Minha defesa foi o Grande Dicionário da Língua Portuguesa de Jânio Quadros, ( o que calhou na ora) - que o colega Leonardo tinha e me passou rapidamente - com página marcada. Nem assim o preclaro mestre concordou. Abandonou acintosamente a sala de aula batendo fortemente a porta. [ Para o caso não ficar sem desfecho, fiz documento circunstanciado ao Comando - claro preciso e conciso - e ganhei a validade da questão...E claro, teve um preço: uma perseguição até o final do curso, pelo dito cujo]


Particularmente, adoto: Terraplanagem (não me soa bem a outra forma); bêbado pela mesma razão; e, projetil conforme o explanado acima e embasado a seguir:

Dúvidas de Português - Projétil ou projetil

Projétil ou projetil

Estas duas formas de escrita da palavra existem na língua portuguesa e estão corretas. É uma palavra que aceita dupla pronúncia. Assim, podemos usar a palavra projétil ou projetil, enquanto substantivo masculino, para indicar um objeto lançado para matar ou destruir, ou seja, uma bala, granada, lança, seta, pedra, míssil, foguete, obus,… Enquanto adjetivo, se refere a tudo aquilo que pode ser arremessado, produzindo projeção. Em projétil (pro-jé-til) a sílaba tônica é o jé, sendo uma palavra paroxítona e em projetil (pro-je-til) a sílaba tônica é o til, sendo uma palavra oxítona. A palavra projétil – paroxítona -  ambas podem ser usadas sem erro. (Vide dupla prosódia ao final abaixo)

Exemplos:
- Lançaram um projétil para atingir o inimigo.
- Lançaram um projetil para atingir o inimigo.
- O projétil será analisado pela equipe especializada.
- O projetil será analisado pela equipe especializada.

Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras; chama-se prosódia
. Erros de prosódia são comuns, havendo a transformação de palavras proparoxítonas em paroxítonas e oxítonas, ou vice-versa. Contudo, como já foi referido, existem palavras com dupla prosódia, ou seja, dupla pronúncia e grafia, tal como: projétil/projetil, hieróglifo/hieroglifo, Oceania/Oceânia, ortoépia/ortoepia,…
Projétil e projetil têm sua origem na palavra em latim projectile. Além de apresentarem dupla prosódia, também formam plurais distintos. A forma plural da palavra projétil é projéteis e a forma plural da palavra projetil é projetis.


Exemplo:
- Ameaçaram os governantes com o lançamento de novos projéteis.
- Ameaçaram os governantes com o lançamento de novos projetis.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 02/07/2015
Reeditado em 02/07/2015
Código do texto: T5296723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.