A pronúncia da palavra “morfossintaxe”

Numa edição do “Soletrando”, quadro de um programa da Rede Globo de Televisão, Luciano Huck disse a um dos concorrentes: “Soletre a palavra morfossintaxe”. O apresentador pronunciou “morfossintacse”, como se pronuncia a palavra “táxi”. Imediatamente, ele foi corrigido pelo professor Sérgio Nogueira Duarte da Silva. O professor disse que a pronúncia certa é “morfossintasse”.

E agora, João? Será que Luciano Huck errou a pronúncia da palavra? Ele pediu desculpa. No entanto, o apresentador estava certo. O “X” de “morfossintaxe” pode ser pronunciado com o som de “SS” ou com o som “CS” (a mesma pronúncia de “táxi”). O professor errou? O erro dele foi dizer que a pronúncia “morfossintacse” estava errada. Qual é o fundamento no qual eu me baseio para fazer essas afirmações? Vejamos! O que eu escrevo é muito bem fundamentado. A Filosofia me ensina a não ser leviano.

O “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 2004, apoia o que eu digo. Consulte, nesse dicionário, o verbete “morfossintaxe”. Entre parênteses, você encontrará “ss ou cs”, que são as duas pronúncias dessa palavra. Consulte a obra com este título: “Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara”, de Evanildo Bechara. Não estou me referindo ao “Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa” (que não registra esse verbete), organizado por Evanildo Bechara, mas à obra desse acadêmico. Consulte, no "Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara” (2011), a palavra “morfossintaxe”. Você encontrará entre parênteses “ss ou cs”, que são as pronúncias. Todavia, há dicionários que só registram “ss”. É o caso do Houaiss. Outros, ainda, apresentam as duas.

A respeito de “sintaxe” é a mesma coisa: há dicionários que só mostram uma pronúncia; outros registram as duas.

Lembre-se de que a escrita é: sintaxe e morfossintaxe. Na hora de pronunciar, porém, você escolhe “sintacse” ou “sintasse”, “morfossintacse” ou “morfossintasse”.

O professor Sérgio Nogueira não deveria ter dito que Luciano Huck errou ao pronunciar a palavra “morfossintaxe”. Para ser prudente, nesse caso, ele deveria ter dito que havia uma pronúncia melhor, mais desejada, ou digna de maior apoio.

É isso aí! Não pense que professor sabe tudo. Ninguém neste mundo sabe tudo, nem a respeito do que é apenas humano. Somente um ser sabe tudo: Deus. Por isso, eu sinto a necessidade de estudar diariamente e aprender todo dia. Eu ensino os meus alunos a duvidarem até de mim, ou seja, a não aceitarem o que eu digo sem senso crítico, sem analisar o que eu digo.

Obs.: Sérgio Nogueira é um excelente professor. Eu aprendo muito com ele. Tenho livros desse mestre. Mas todo mundo é falho.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/06/2015
Código do texto: T5283448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.