Menoridade ou minoridade? Português e Filosofia
Sabemos que maioridade é a “condição de quem tem idade para ser considerado, por lei, capaz de exercer seus direitos e deveres como cidadão”. Quem ainda não tem essa idade está na menoridade ou minoridade? Qual é o certo?
Conforme o “Saraiva Jovem: dicionário da língua portuguesa”, ano 2010, tanto faz. Isso mesmo! Esse dicionário registra as duas formas, as duas grafias. No fim do verbete “menoridade”, nessa obra, você encontra: “Var minoridade”. Significa que “minoridade” é uma variante (“Var” quer dizer "variante"), uma forma alternativa.
A palavra “menoridade” é mais usada, mas “minoridade” é forma correta. O “Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa”, 2011, registra as duas grafias. O Aulete Digital faz o mesmo registro. Na internet, você encontra outros dicionários que registram as duas formas.
Respondendo a uma pergunta, o filósofo alemão Kant disse: “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem”. Há traduções que registram "minoridade". Tudo bem!
“Sapere aude!”