Ao contrário dos demais substantivos, estes dois TÊM ACEPÇÃO DE ALGO POSITIVO mesmo sem o emprego do adjetivo.
Conforme aprendemos desde as séries iniciais, em
nossa vida escolar, É FUNÇÃO ESPECÍFICA DO ADJETIVO INDICAR CARACTERÍSTICA A UM SUBSTANTIVO.
Tomando-se por base tal princípio gramatical, quan-
do se diz MENINO, está sendo feita uma referência a um garoto, mas
sem se especificar COMO É ELE.
Porém, se a esse substantivo MENINO for acres-
centado o adjetivo BONITO, já há sobre esse jovem uma informação
descritiva positiva a seu respeito. Ou seja : o emprego do adjetivo BONITO foi fundamental para se saber uma característica importan-
te desse menino.
Por outro lado, observe o que ocorre com os
substantivos destacados em maiúsculo nos dois exemplos abaixo :
a) "Vamos buscar o RESULTADO nesse jogo de amanhã." (frase muito
empregada por jogadores em véspera de alguma partida de futebol);
b) A QUALIDADE é o que se busca num relacionamento conjugal.
O que se pode depreender do emprego desses
dois substantivos destacados em maiúsculo ?
É que, MESMO SEM O EMPREGO DO (QUE DE-
VERIA SER) NECESSÁRIO ADJETIVO, nos contextos dos dois exem-
plos acima, É COMO SE TAIS SUBSTANTIVOS JÁ TIVESSEM SENTIDO
POSITIVO COMPLETO, ou seja : não necessitam do uso do adjetivo
para indicarem O SENTIDO POSITIVO :
Em "vamos buscar o RESULTADO nesse jogo de
amanhã" está subentendido que o resultado a que se refere tal frase
é apenas O RESULTADO SATISFATÓRIO (=a vitória);
O mesmo ocorre no exemplo b : Em "a QUALI- DADE é o que se busca num relacionamento conjugal", a "qualidade"
mencionada é naturalmente a BOA qualidade.
Ou seja : nestes dois exemplos, os adjetivos
empregados TÊM ACEPÇÃO POSITIVA, mesmo sem emprego do adje-
tivo específico.
É ou não é ?