Ao contrário dos demais substantivos, estes dois TÊM ACEPÇÃO DE ALGO POSITIVO mesmo sem o emprego do adjetivo.

Conforme aprendemos desde as séries iniciais, em

nossa vida escolar, É FUNÇÃO ESPECÍFICA DO ADJETIVO INDICAR CARACTERÍSTICA A UM SUBSTANTIVO.

Tomando-se por base tal princípio gramatical, quan-

do se diz MENINO, está sendo feita uma referência a um garoto, mas

sem se especificar COMO É ELE.

Porém, se a esse substantivo MENINO for acres-

centado o adjetivo BONITO, já há sobre esse jovem uma informação

descritiva positiva a seu respeito. Ou seja : o emprego do adjetivo BONITO foi fundamental para se saber uma característica importan-

te desse menino.

Por outro lado, observe o que ocorre com os

substantivos destacados em maiúsculo nos dois exemplos abaixo :

a) "Vamos buscar o RESULTADO nesse jogo de amanhã." (frase muito

empregada por jogadores em véspera de alguma partida de futebol);

b) A QUALIDADE é o que se busca num relacionamento conjugal.

O que se pode depreender do emprego desses

dois substantivos destacados em maiúsculo ?

É que, MESMO SEM O EMPREGO DO (QUE DE-

VERIA SER) NECESSÁRIO ADJETIVO, nos contextos dos dois exem-

plos acima, É COMO SE TAIS SUBSTANTIVOS JÁ TIVESSEM SENTIDO

POSITIVO COMPLETO, ou seja : não necessitam do uso do adjetivo

para indicarem O SENTIDO POSITIVO :

Em "vamos buscar o RESULTADO nesse jogo de

amanhã" está subentendido que o resultado a que se refere tal frase

é apenas O RESULTADO SATISFATÓRIO (=a vitória);

O mesmo ocorre no exemplo b : Em "a QUALI- DADE é o que se busca num relacionamento conjugal", a "qualidade"

mencionada é naturalmente a BOA qualidade.

Ou seja : nestes dois exemplos, os adjetivos

empregados TÊM ACEPÇÃO POSITIVA, mesmo sem emprego do adje-

tivo específico.

É ou não é ?

pedralis
Enviado por pedralis em 18/04/2015
Código do texto: T5211698
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